Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4524
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas, Helena Cristina das Neves Mira-
dc.contributor.authorRaposo, Nicolau de Almeida Vasconcelos-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T14:21:14Z
dc.date.accessioned2020-10-06T15:28:26Z-
dc.date.available2012-06-14T14:21:14Z
dc.date.available2020-10-06T15:28:26Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4524-
dc.description.abstractA adaptação ao ensino superior pode ser entendida como um processo multidimensional, que requer da parte do estudante um desenvolvimento de competências adaptativas a um contexto novo e às suas próprias transformações. Estas competências adaptativas podem ser desenvolvidas, ou não, pelas vivências académicas do estudante, assumindo-se que tais vivências vão interferir no seu rendimento académico. Neste estudo analisamos as vivências académicas de alunos do 1º ano de enfermagem repartidas pelas cinco dimensões: interpessoal, pessoal, vocacional, estudo e institucional. Os resultados apontam que o rendimento académico dos estudantes do primeiro ano se encontra mais associado com as classificações que os alunos trazem do ensino secundário do que com as suas vivências adaptativas ao ensino superior.por
dc.description.abstractL’adaptation à l’enseignement supérieur peut être envisagée comme un processus multidimensionnel, qui demande de la part de l’étudiant un développement de ses compétences adaptatives à un nouveau contexte et à ses propres transformations. Ces compétences adaptatives- là pouvant être développées, ou pas, par les expériences académiques de l’étudiant, en assumant que de telles expériences vont intervenir dans son rendement académique. Dans cette étude, on analyse les expériences académiques des étudiants de première candidature en études d’Infirmier en tenant compte des cinq dimensions suivantes: interpersonnelle, personnelle, vocationelle, étude et institutionnelle. Les résultats montrent que le rendement académique des étudiants de première candidature est plus associé aux classifications que les étudiants ont obtenues à l’enseignement secondaire qu’à leurs expériences adaptatives à l’enseignement supérieur.fra
dc.description.abstractStudents´ adjustment to the higher education can be understood as a multidimensional process that requires from the student adjustable development competences to this new context and to their identity transformations. These adjustable competences can be developed, or not, by the academic experience of a student on college, but the literature assumes that these competences can interfere on students´ academic achievement. This study analyses the first year students´ academic experiences considering five dimensions: interpersonal, personal, vocational, study, and institutional. The present paper shows that the academic performance of first year students is more related to the classifications on secondary school than to their academic adjustment experiences in higher education.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade Coimbra-
dc.titleAdaptação do estudante ao ensino superior e rendimento académico: um estudo com estudantes do primeiro ano de enfermagempor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 41-1-
uc.publication.firstPage179-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage188-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume41por
uc.publication.orderno11-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4524/274659/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4524/274659/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12315837-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13_-_adaptacao_do_estudante_ao_ensino_superior_e_rendimento_academico.pdf928.21 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.