Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4525
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNarciso, Isabel de Santa Bárbara-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T14:21:14Z
dc.date.accessioned2020-10-06T15:28:26Z-
dc.date.available2012-06-14T14:21:14Z
dc.date.available2020-10-06T15:28:26Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4525-
dc.description.abstractPropomos uma reflexão sobre a acção sistémica no sistema escolar e sobre a importância do estabelecimento de um contexto colaborativo e dos princípios que o facilitam – o mapa não é o território, utilizar a linguagem do outro, salientar a positividade, promover a qualidade da comunicação, não repetir más soluções em situações de dificuldade, alargar o campo de observação e ser empático. Defendemos, ainda, a ideia de que tais princípios-guia, além de facilitarem o estabelecimento de um contexto colaborativo, contribuem para o desenvolvimento de competências sócio-afectivas e para o sentido de identidade na escola.por
dc.description.abstractOn propose une réflexion sur l’action systémique dans le système scolaire et sur l’importance d’un contexte de collaboration et de les principesguide qui facilitent ce contexte – la carte n’est pas le territoire, utilizer le langage de l’autre, faire ressortir le positivif, promouvoir la qualité de la communication, jamais repeater des mauvaises solutions, élargir le champ d’observation et être empathique. On defend aussi que ces principes-guide, au-delà de faciliter le contexte de collaboration, permet le dévellopement des competences socio-affectives et le dévellopement du sens d’identité à l’école.fra
dc.description.abstractWe propose a reflection about the systemic action in the school system, the importance of promoting a collaborative context, and the principles which make it possible – the map is not the territory, to use the other’s language, to enhance the strengths and positive features, to endorse the quality of communication, to prevent the repetition of bad solutions in difficult situations, to broaden the observation field, and to be empathic. We also defend that such principles, besides promoting a collaborative environment, also contribute to the development of social and emotional skills and to the development of the school’s sense of identity.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade Coimbra-
dc.titleContextos colaborativos no sistema escolar: ponto nodal da acção sistémicapor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 41-1-
uc.publication.firstPage87-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage102-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume41por
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4525/274667/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4525/274667/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12315988-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8_-_contextos_colaborativos_no_sistema_escolar_-_ponto_nodal_da_accao_sistemica.pdf952.05 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.