Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4559
Title: Padrões de vinculação aos pais em adolescentes e jovens adultos e adaptação à Universidade
Authors: Machado, Teresa Sousa
Issue Date: 2007
Publisher: Imprensa da Universidade Coimbra
Abstract: Apresenta-se neste trabalho uma revisão de interpretações recentes sobre as relações entre a representação da vinculação aos pais e a adaptação ao Ensino Superior. A metáfora de Kenny de que o ingresso na Universidade pode ser visto como uma nova Situação Estranha – como a descrita por Ainsworth – é explorada em diferentes investigações. Os estudos sugerem que os adolescentes/jovens adultos com representações seguras tendem a responder melhor aos desafios inerentes à nova situação (nomeadamente quando esta implica a saída de casa), e continuam a recorrer aos pais em situações de stress. As dimensões da vinculação valorizadas variam consoante o sexo e nível sócio-cultural dos estudantes.
Cet article fait un bilan de quelques idées récentes sur les relations entre la représentation de l’attachement aux parents et l’adaptation à l’Université. L’hypothèse de Kenny, suggérant que le départ pour l’Université peut être envisagé en tant qu’une nouvelle Situation Étrange (de Ainsworth) est explorée en diverses études. Des données théoriques et empiriques suggèrent que les adolescents/jeunes adultes qui présente une forme d’attachement (sécure) autonome présente une meilleure adaptation à l’Université et qu’ils continuent à rechercher l’appui de leurs parents en cas de stresse. Les dimensions de l’attachement plus valorisées varient en fonction du genre et du niveau social et culturel des étudiants.
In this review, we explore some ideas about the relationships between attachment representation to parents and College adaptation. Several studies explore Kenny interpretation that leaving for College may be conceptualized as an example of a Strange Situation as described by Ainsworth. Theoretical and empirical literature suggest that securely attached students report better adaptation to College and continue to seek parents out in situations of stress. The dimensions of attachment valorised by students may differ by gender and socioeconomic background.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/4559
ISSN: 1647-8614
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3_-_padroes_de_vinculacao_aos_pais_em_adolescentes_e_jovens_adultos_e_adaptacao_a_universidade.pdf941.39 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.