Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/46070
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dc.contributor.authorOliveira, Theofilo Moreira Barreto de
dc.date.accessioned2019-03-21T12:26:09Z
dc.date.accessioned2020-09-04T16:26:18Z-
dc.date.available2019-03-21T12:26:09Z
dc.date.available2020-09-04T16:26:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-989-26-1584-4 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/46070-
dc.description.abstractThis paper aims to present an essay proposal regarding the myth of the Gorgon, based on Ovid’s text, The Metamorphoses, exposing his existence condition as a tragic one. We chose Ovid’s text with the intention to determine the origin of this investigation, since, according to several researchers who have taken up this subject, determining the origin of the Medusa is a barren and almost impossible path to establish due mainly to the diversity of historical, archaeological and iconographic documents. However, the scope of the essay is to engage with the myth bringing out the image of the Medusa as a tragic heroine, displacing her from her supporting role in the myth of the Argive hero Perseus, to the lead role, thus establishing an ouroborotic cycle that had its beginning and its end in the action of the very own goddess of war and wisdom, the goddess Athena.eng
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensaio a respeito do mito da Górgona, com base no texto Metamorfoses de Ovídio, expondo que sua condição de existência é uma condição trágica. A escolha do texto de Ovídio marca um ponto de origem desta investigação, já que, de acordo com vários pesquisadores que enveredaram por esse assunto, determinar a origem da Medusa se torna um caminho árido e quase impossível de se estabelecer e se dá, principalmente, pela diversidade de documentos históricos, arqueológicos e iconográficos. Contudo, o escopo do ensaio visa a dialogar com o mito, trazendo à tona a figura da Medusa como uma heroína trágica, deslocando-a de seu papel coadjuvante no mito do herói argivo Perseu para o papel principal, estabelecendo, assim, um ciclo ouroborático que teve seu início e seu fim com a ação da própria deusa da guerra e da sabedoria, a deusa Atená.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/46063por
dc.rightsopen access-
dc.subjectMedusaeng
dc.subjectOuroboroseng
dc.subjectTragic conditioneng
dc.subjectBecomingeng
dc.subjectFinitudeeng
dc.subjectMedusapor
dc.subjectOuroborospor
dc.subjectCondição trágicapor
dc.subjectDevirpor
dc.subjectFinitudepor
dc.titleO ouroboros da Medusa ou o devir como tragédiapor
dc.title.alternativeThe ouroboros of the Medusa or the becoming as a tragedyeng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage125-
uc.publication.lastPage151-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1585-1_6-
uc.publication.sectionParte I - Origens do Pensamentopor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno13-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleEstudos Clássicos IV: percursos-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/46070/200184/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/46070/200184/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11002822-
uc.publication.parentItemId55096-
uc.itemId68042-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Estudos Clássicos IV: percursos
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