Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/46455
Title: Uma estética do movimento: (1870-1930)
Other Titles: An aesthetics of movement: (1870-1930)
Authors: Pires, Edmundo Balsemão
Keywords: Experimental Psychology;Aesthetics;movement;sensation;hypnosis;hysteria;unconscious;suggestion;art;dance;Psychologie Expérimentale;Esthétique;mouvement;sensation;hypnose;hystérie;inconscient;suggestion;art;danse;Psicologia Experimental;Estética;movimento;sensação;hipnose;histeria;inconsciente;sugestão;arte;dança
Issue Date: 2018
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: A Psicologia Experimental define um período da autonomia da Psicologia como Ciência e um movimento de ideias, que irradia da Europa para os EUA no arco temporal que se pode balizar entre 1870 e 1930. As provas requeridas para uma clara independência disciplinar vão exigir todo um campo de experiência, um objecto, instrumentos de medida e laboratórios definidos segundo critérios que são os das Ciências da Natureza. Assim se tentam descobrir as grandezas da vida psíquica como sistema, desde logo no que a liga ao mundo da matéria pelas sensações e movimentos. Os sujeitos, em laboratório, submetem‑se a medidas rigorosas das variáveis das suas reacções sensório‑motoras a estímulos e os estados psíquicos são investigados nas suas formas imediatas para a consciência. Eis uma parte do campo da Estética de origem filosófica, com os seus temas gnosiológicos e metafísicos, transformado no domínio das provas da autonomia do sistema psíquico e da sua disciplina académica. Mesmo que sob fortes reservas de Wilhelm Wundt a investigação da linha francesa da clínica psiquiátrica da Salpêtrière, ou a escola de Nancy, dedicadas ao estudo de doenças mentais, como a histeria, com o auxílio da hipnose, reivindicava o mesmo título de “Psicologia Experimental”. Entre todos os temas de estudo, aquele que se pode considerar a chave‑mestra ou o problema central dos investigadores e teóricos é o da relação entre sensação e movimento. Este é um tema em que se revela bem a densidade conceptual da tradição estética da História da Filosofia e o seu conceito da unidade do Homem. No contexto clínico do tratamento da histeria com hipnose da Salpêtrière está em curso a formação moderna do meio da relação terapêutica. Um dos conceitos que serve para o conceber é o de sugestão. Esta categoria está embebida nos pressupostos metafísicos do continuum antropológico que a experimentação psicológica não destrói, mas aproveita. Ela não ajudará apenas a conceber o pacto terapêutico como relação puramente psicológica e afectiva, mas ainda vai servir para traduzir o meio da arte como meio irreflectido e emocional. As artes do movimento, e a dança em especial, são os tipos eleitos para rever, como drama, a relação entre movimentos, gestos, sensações e emoções numa época em que o meio da arte é irreflexivo e, por norma, não participa na mensagem da própria arte.
La psychologie expérimentale définit une période d’autonomie de la psychologie comme science et un mouvement d’idées qui rayonne de l’Europe aux États‑Unis dans l’arc temporel qui peut être placé entre 1870 et 1930. Les preuves requises pour une indépendance disciplinaire claire exigeront un domaine d’expérience, objet, instruments de mesure et laboratoires définis selon des critères qui sont ceux des sciences de la nature. On essaie de découvrir les quantités de la vie psychique en tant que système, surtout les mécanismes par lesquels le système se connecte au monde extérieur ‑ sensations et mouvements. Les sujets en laboratoire subissent des mesures rigoureuses des variables de leurs réactions sensori‑motrices aux stimuli et les états psychiques sont étudiés dans leurs formes conscientes immédiates. C’est le champ de l’esthétique philosophique, avec ses questions gnosiologiques et métaphysiques, convertis en un domaine de preuves de l’autonomie du système psychique et de sa discipline académique. Sous les vives objections de Wilhelm Wundt, l’enquête de la ligne française de la clinique psychiatrique de la Salpêtrière ou de l’école de Nancy consacrée à l’étude des maladies mentales comme l’hystérie à l’aide de l’hypnose revendique le même titre de « Psychologie Expérimentale ». Parmi tous les sujets d’étude, ce qui peut être considéré comme la clé ou le problème central des chercheurs et des théoriciens est la relation entre la sensation et le mouvement. C’est un thème dans lequel la densité conceptuelle de la tradition esthétique de l’histoire de la philosophie et son concept de l’unité de l’homme est bien révélée. Dans le contexte clinique du traitement de l’hystérie avec hypnose de la Salpêtrière, la formation moderne du medium de la relation thérapeutique fait son chemin. L’un des concepts utilisés pour concevoir le milieu thérapeutique est la suggestion. Cette catégorie s’inscrit dans les hypothèses métaphysiques du continuum anthropologique que l’expérimentation psychologique n’a pas détruit, mais conservé. Il ne servira pas seulement à concevoir le pacte thérapeutique comme une relation purement psychologique et affective, mais il servira encore à traduire le medium de l’art comme non‑réflexif et émotionnel. Les arts du mouvement et la danse en particulier sont les types choisis pour évaluer, comme drame, l’association entre les mouvements, les gestes, les sensations et les émotions à une époque où le medium artistique est irréfléchi et ne participe pas au message de l’art.
Experimental Psychology defines a period of the autonomy of Psychology as Science and a movement of ideas that radiates from Europe to the United States in the temporal arc that can be placed between 1870 and 1930. The evidence required for a clear disciplinary independence will demand a whole field of experience, an object, instruments of measurement and laboratories defined according to criteria that are those of the Sciences of Nature. One tries to uncover the quantities of the psychic life as a system, above all the mechanisms through which the system connects to the outer world – sensations and movements. Subjects in the laboratory undergo rigorous measurements of the variables of their sensory‑motor reactions to stimuli and psychic states are investigated in their immediate conscious forms. This was a part of the philosophical Aesthetics, with its gnosiological and metaphysical themes, converted into the domain of proofs of the autonomy of the psychic system and its academic discipline. Under the strong objections of Wilhelm Wundt, the investigation of the French line of the psychiatric clinic of the Salpêtrière, or the school of Nancy, dedicated to the study of mental illnesses, like the hysteria, with the aid of hypnosis, claimed the same title of “Experimental Psychology”. Among all subjects of study, what can be considered the key, or the central problem of researchers and theorists is the relation between sensation and movement. This is a theme in which the conceptual density of the aesthetic tradition of the History of Philosophy and its concept of the unity of Man is well revealed. In the clinical context of the treatment of the hysteria with hypnosis of the Salpêtrière, the modern formation of the medium of the therapeutic relation makes its own way. One of the concepts used to conceive the therapeutic medium is suggestion. This category is embedded in the metaphysical assumptions of the anthropological continuum that psychological experimentation did not destroy, but kept. It will not only help to conceive the therapeutic pact as a purely psychological and affective relationship, but it will still serve to translate the medium of art as an irreflective and emotional medium. The arts of movement, and dance in particular, are the types chosen to evaluate, as a drama, the association between movements, gestures, sensations, and emotions in an epoch where the art medium is irreflective and doesn’t participate in the art’s message.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/46455
ISSN: 0872-0851
DOI: 10.14195/0872-0851_53_1
Rights: open access
Appears in Collections:Revista Filosófica de Coimbra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
uma_estetica_do_movimento.pdf600.28 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.