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https://hdl.handle.net/10316.2/46539
Title: | A trilogia de Tróia de João de Castro Osório: uma reescrita Nitzscheana do mito de Helena | Other Titles: | The Troy Trilogy of João de Castro Osório: a Nietzschean rewriting of the myth of Helen | Authors: | Fialho, Maria do Céu | Keywords: | Castro Osório;Homer;Nietzsche;Wagner;trilogy;Troy;Achilles;Helen;Castro Osório;Homero;Nietzsche;Wagner;trilogia;Tróia;Aquiles;Helena | Issue Date: | 2019 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Esta produção de João de Castro Osório tem o alto valor documental de atestar
uma presença única: a influência, no teatro português, do eixo Nietzsche / Wagner,
num contexto ideológico esperado. Ele constitui o único caso de composição de
trilogias dramáticas em Portugal. O teatro de Castro Osório é marcado por um
forte componente da retórica ultra-romântica, o que torna difícil a sua encenação.
De acordo com a classificação do autor, trata-se de um “Poema dramático”. Se o
acontecimento motivador mais próximo de sua composição fosse, talvez, a Guerra
Colonial e a defesa da manutenção das colónias, evocando o glorioso passado de
Portugal, ao romper os mares e conquistar terras distantes, rapidamente, em toda
a Trilogia de Tróia, o autor se demarca desta referência histórica para vôos mais
elevados, no seu imaginário estético sobre o mito de Tróia e o seu tratamento
épico-homérico. Nas três peças - Helena, Aquiles, Apoteose - a evolução da acção
chega a um fim inesperado: o par amoroso Aquiles e Helena caminha, cada vez
mais alto, através das chamas da Acrópole de Troia, até uma apoteose: os Deuses
de medo são derrotados pelo heróis, em quem a verdadeira Divindade habita – é
que o homem heróico é demasiado grande para ser destruído. A Morte e a Vida
constituem as duas faces da mesma realidade: a imortalidade. This production of João de Castro Osório has the high documental value of attesting a unique presence: that of the influence, in the Portuguese theater, of the Nietzsche / Wagner axis, in an ideological context that is expected. He is the single case of dramatic trilogies composition in Portugal. His theatre is marked by a strong component of ultra-romantic rhetoric, what makes this trilogy difficult to be put on stage. The author classifies it as a ‘Dramatic Poem ‘. If the closest motivating happening of its composition was, perhaps, the Colonial War and the defense of the colonies’ maintenance, evoking the glorious past of Portugal, when breaking the seas and conquering distant lands, quickly, throughout the Trilogy of Troy, the author detaches himself from this historical reference to higher flights, in his aesthetic imaginary concerning the myth of Troy and its epic Homeric treatment. In the three plays – Helena, Aquiles, Apoteose - the evolution of the action arrives to an unexpected end: the loving pair Achilles and Helen goes higher and higher through the flames of Troy acropolis, until an apotheosis: Gods of fear are defeated by the heroes, in whom the truly Divinity inhabits – so, heroic man is too great to be destroyed. Death and Life are the two faces of the same reality: Immortality. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/46539 | ISSN: | 0871-1569 2183-1718 (PDF) |
DOI: | 10.14195/2183-1718_73_6 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | HVMANITAS |
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