Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4657
Title: Identidade narrativa e plasticidade cerebral: algumas propostas pedagógicas
Authors: Guerrero, Antonio Bernal
Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego
Issue Date: 2008
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Os novos recursos da sociedade da informação, juntamente com os novos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e sobre o funcionamento do cérebro, oferecem uma nova perspectiva sobre os processos de construção da identidade e abrem novas possibilidades ao sujeito no seu processo de autoformação e autodeterminação. A construção narrativa da identidade e a plasticidade neuronal remetem para uma antropologia da complexidade que deve ter em consideração tanto as condições de risco, de incerteza e de racionalidade incompleta através das quais se vai configurando a identidade do sujeito, como as novas possibilidades de realização pessoal que estas representam. Por isso, apresentamos algumas propostas pedagógicas que poderão coadjuvar a realização das promessas da plasticidade e da narratividade.
Les nouvelles ressources de la société de l’information et les nouvelles connaissances sur le développement humaine et le fonctionnement du cerveau offrent une nouvelle perspective sur les processus d’autoformation et d’autodétermination du sujet. La construction narrative de l’identité et la plasticité neuronale demandent une anthropologie de la complexité qui doit considérer les conditions de risque, d’incertitude et de rationalité incomplète dans lesquelles l’identité du sujet se configure, aussi que des nouvelles possibilités de réalisation personnelle qu’elles représentent. En suivant ces nouvelles perspectives on présentent quelques proposes pédagogiques qui peut coadjuver la réalisation des promesses de la plasticité et de la narrativité.
The information society resources, together with the new knowledge about human development and brain functioning, offer a new overview on identity formation processes. Moreover, they open new possibilities concerning the subject’s autoformation and autodetermination. Narrative identity and neuronal plasticity appeal to anthropology of complexity, which must take into account the risks, uncertainty and incomplete rationality conditions trough which identity is configured, as well as the new possibilities of personal fulfilment they represent. Following this new perspective, we present some pedagogical proposals that we think may contribute to the accomplishment of narrative and plasticity promises.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/4657
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_42-1_2
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

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