Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4660
Title: Envolvimento parental na escola e ajustamento em crianças do 1º ciclo do ensino básico.
Authors: Pereira, Ana Isabel de Freitas
Canavarro, José Manuel P.
Cardoso, Margarida Fonseca
Mendonça, Denisa
Issue Date: 2008
Publisher: Imprensa da Universidade Coimbra
Abstract: O presente trabalho tem por principal objectivo o estudo da relação entre o envolvimento parental na escola, percebido por pais e por professores, e o ajustamento de crianças do primeiro ciclo do ensino básico. A amostra é constituída por 563 crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade, pelos seus pais e pelos seus professores. O envolvimento parental na escola foi avaliado através das duas versões, para pais e para professores, do Questionário de Envolvimento Parental na Escola (QEPE-VPa e QEPEVPr). Foram considerados dois indicadores de ajustamento das crianças, o seu desempenho académico, avaliado pelos professores e a sua autoestima global, avaliada pelas crianças. Na primeira parte do trabalho apresentam-se, ainda, alguns estudos psicométricos da versão para pais do Questionário de Envolvimento Parental na Escola (QEPE-VPa), cujos resultados apoiam a fiabilidade e a validade desta versão. Os resultados revelam uma associação positiva entre o envolvimento parental na escola e o ajustamento das crianças, mesmo quando controlado o efeito do nível sócio-económico das famílias das crianças. No entanto, verifica-se alguma variabilidade das associações encontradas em função da fonte que avalia o envolvimento parental e em função dos indicadores de ajustamento. Concretamente, a percepção dos professores do envolvimento parental na escola é a que apresenta associações mais elevadas com o desempenho académico. Por outro lado, é o envolvimento parental percebido pelos pais que apresenta associações mais elevadas com a autoestima global da criança.
Le présent travail a pour principal objectif l´étude de la relation entre l´engagement parental à l´école, tel qu´íl est perçu par les parents et les enseignants, et l´ajustement de l´énfant durant le premier cycle l´enseignement obligatoire. L´échantillon est constitué de 563 enfants de 3éme et 4éme années scolaires, de leurs parents ainsi que de leurs enseignants. L´engagement parental a été évalué à travers des deux versions, celle de parents (QEPE-Vpa) et celle des enseignants (QEPE-VPr), du Questionnaire de l´Engagement Parental à l´École. Ont été considérés deux indicateurs d´ajustement des enfants, leur dégagement académique, evalué par leurs professeurs et sa auto-estime, evaluée par les enfants. Dans la première partie du travail sont présentés, encore, quelques études psychométriques de la version pour les parents du Questionnaire de l´Engagement Parental à l´École (QEPE-Vpa), dont résultats appuyent la fiabilité et la validité de cette version. Les résultats révèlent une association positive entre l´engagement parental à l´école et l´ajustement des enfants, même quand controlé l´effet du niveau socio-économique des familles des enfants. Cependant on vérifie une certaine variabilité des associations trouvées en fonction des indicateurs d´ajustement. Concrètement, la perception des professeurs de l´engagement parental à l´école est celle qui présent associations plus
The main purpose of the present work is the study of the relation between school parental involvement, perceived by parents and teachers, and child’s adjustment during the first cycle of compulsory schooling. Five hundred sixty three children, their teachers and their parents comprise the sample. Parental involvement was evaluated through two versions of the School Parent Involvement Questionnaire, for parents (QEPE-VPa) and for teachers (QEPE-VPr). Two dimensions of child adjustment were considered, academic achievement, evaluated by the teachers, and self esteem, evaluated by the children. The present work also describes the psychometric studies of the parent’s version of School Parent Involvement Questionnaire (QEPE-VPa). The results evidence good reliability and support the validity of this version. The results show a positive association between school parental involvement and children adjustment, even when controlling for the effect of children’s socio-economic status. However there is some variability in the strength of associations in terms of the informant of parental involvement and of the adjustment dimensions considered: teacher’s perception of school parental involvement shows the strongest associations with academic achievement and parent’s perception of school parental involvement reveals the strongest association with self-esteem.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/4660
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_42-1_5
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
envolvimento_parental.pdf645 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.