Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4672
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dc.contributor.authorGomes, Anabela-
dc.contributor.authorAreias, Cristiana-
dc.contributor.authorHenriques, Joana-
dc.contributor.authorMendes, António José-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T14:45:47Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:26:58Z-
dc.date.available2012-06-14T14:45:47Z
dc.date.available2020-10-06T20:26:58Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4672-
dc.description.abstractSão várias as razões que tornam a aprendizagem de programação um processo difícil, ao qual as abordagens de ensino tradicionais não têm conseguido responder eficazmente. Muitas soluções tecnológicas têm sido desenvolvidas, porém o problema subsiste. Para além de diversas razões apontadas por muitos autores como estando na origem deste problema, destacamos a elevada dificuldade apresentada pelos alunos para resolver problemas genéricos. Esta dificuldade é acentuada quando os problemas são mais orientados à programação, traduzindo-se na incapacidade de concepção de algoritmos. Encontra-se em desenvolvimento uma nova proposta que se centra essencialmente no desenvolvimento de competências de resolução de problemas, genéricos numa fase de conhecimento inicial e orientados à programação em fases cognitivas mais avançadas. Este novo ambiente assenta em duas estruturas basilares, os estilos de aprendizagem preferenciais de cada aluno e o seu nível cognitivo. Relativamente a este último aspecto incorpora também mecanismos para treinar as funções cognitivas em défice.por
dc.description.abstractIl y a plusieurs des raisons qui rendent l`apprentissage de programmation un procès difficile, auquel les abordages de l`enseignement traditionnel n`ont pas obtenu une réponse efficace. Beaucoup des solutions technologiques ont été développées, toutefois le pròbleme subsiste. Outre les diverses raisons étudiées par de nombreux auteurs comme étant à l`origine de ce problème, se détache la grand difficulté présentée par les élèves dans la résolution des problèmes génériques. Cette difficulté est accentuée quand les problèmes sont plus orientés pour la programmation, se traduisante dans l`incapacité de conception d`algorithmes simples. Il se trouve en développement une nouvelle proposition qui se centre essentiellement sur le développement des compétences de résolution de problèmes génériques, dans une phase de connaissance initiale et orientés pour la programmation, dans des phases cognitives plus avancées. Dans la base de cette nouvelle proposition nous avons deux structures basilaires: les styles de apprentissage préférentieles de chaque élève et son niveau cognitif. Relativement à ce dernier aspect il incorpore aussi des mécanismes pour entraîner les fonctions cognitives en déficit.fra
dc.description.abstractProgramming learning is known to be a difficult task to many students. Traditional teaching and learning strategies have failed to solve this problem to an acceptable level. Also many computer-based tools have been proposed, but the problem still remains. Many authors have studied the reasons for programming learning difficulties, but we think the lack of good generic problem solving skills is the main cause for many students problems. When problems are more programming oriented the difficulties often increase and students show big difficulties even to create simple algorithms. Our current work is centered around the development of problem solving skills, first for generic problems and later for programming problems. This new environment takes into consideration each student preferential learning style and current problem solving level.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade Coimbra-
dc.titleAprendizagem de programação de computadores: dificuldades e ferramentas de suportepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 42-2-
uc.publication.firstPage161-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage179-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume42por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_42-2_9-
uc.publication.orderno10-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4672/275676/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4672/275676/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12332968-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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