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Title: La recepción de mensajes televisivos y otras pantallas en las distintas etapas del desarrollo evolutivo del niño y el adolescente
Authors: Marta Lazo, Carmen
Gabelas Barroso, José Antonio
Issue Date: 2008
Publisher: Imprensa da Universidade Coimbra
Abstract: O ecrã audiovisual, enquanto tratamento em paralelo de múltiplos estímulos, é consideravelmente diferente da leitura de um livro, já que este último envolve uma leitura sequencial. A exposição à televisão e a outros ecrãs aumenta a recepção de formas e conteúdos. Um “mosaico” formado por breves peças de informação, saturada de estímulos audiovisuais, sempre misturados e combinados num labirinto de formas e estímulos. Torna-se muito difícil precisar se um espectador vê ou olha para a televisão, se está a prestar atenção ou a analisar as mensagens. Teríamos que nos colocar dentro do ecrã para sabê-lo e “vê-los a olhar”. A atenção condiciona a capacidade de compreensão do espectador, mas esta última também influencia a atenção. Se as crianças ou os jovens antecipam que não vão compreender um programa, param de lhe prestar atenção. As crianças mais novas precisam de estímulos visuais mais poderosos, de personagens fisicamente mais activos, de cores mais brilhantes e de sons menos harmoniosos.
L´écran Av, en tant que traitement en parallèle de multiples stimulations est substantiellement différent à la lecture d´un livre. Lire un livre implique une lecture ordonnée. L´exposition à la télévision et autres écrans augmente la réceptivité de formes et de contenus. Une “mosaïque” formée de petits fragments d´information, saturée de stimulations audiovisuelles toujours mêlées et combinées dans un labyrinthe de formes. C´est très compliqué préciser si un spectateur voit ou regarde la télévision, s´il est en train d´écouter ou d´analyser les messages. On devrait se situer dans l´écran pour le savoir et “les voir regarder”. Prêter attention conditionne la capacité de compréhension du spectateur, mais celle-ci touche aussi l´attention. Si un enfant ou un adolescent anticipe qu´il ne va pas comprendre le programme, son attention abandonne. Les plus petits ont besoin de stimulations visuelles plus remarquables avec une plus grande activité physique des personnages, plus de coloris et des sons moins harmoniques.
An audiovisual screen, when viewed as a parallel approach to processing multiple stimuli, is considerably different from reading a book as the latter involves sequential reading. Exposure to television and other screens increases the reception of form and content; a mosaic made up of brief informative items, replete with audiovisual stimuli, always mixed and combined in a labyrinth of different forms and stimuli. It is difficult to ascertain whether a spectator looks at or watches television, whether they pay attention to the messages or analyse them. We would have to place ourselves inside the screen to discover this and “look at them watching”. Attention conditions a spectator’s capacity for understanding; however, understanding also affects attention. If children or young people think they are not going to understand the programme, they stop paying attention. Very young children need more powerful visual stimuli, physically active characters, brighter colours and fewer harmonious sounds.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/4676
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_42-2_8
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

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