Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/4679
Title: | Uma análise de três situações para ensinar habilidades de trabalho a estudantes com deficiências | Authors: | Alcântara, Paulo R. Plombon, Viviane K. F. |
Issue Date: | 2008 | Publisher: | Imprensa da Universidade Coimbra | Abstract: | Com o objetivo de avaliar três situações de ensino, analisamos independente
e sequencialmente os efeitos da instrução ancorada baseada em
vídeo na aprendizagem e generalização da aprendizagem de quatro estudantes
com deficiências em duas tarefas de trabalho em ambiente simulado
e ambiente natural. Utilizou-se um delineamento experimental ABCD para
a investigação do processo de aprendizagem das duas tarefas de trabalho.
As fases do estudo foram: Linha de Base (A); Vídeo (B); Vídeo + Feedback
(C); e Vídeo + Instrução Direta – utilizando o sistema mínimo de intrusão de
pistas (D), e concomitantemente, foram conduzidas provas de generalização.
Os resultados indicaram que a instrução ancorada sozinha no formato
modelador, ou associada ao feedback e à instrução direta ajudou os estudantes
a atingir o critério educacional de aprendizagem nas duas tarefas de
trabalho. Os dados sugerem que a instrução ancorada baseada em vídeo
parece possibilitar a aprendizagem dos estudantes, beneficiar a instrução
do professor em desenvolver habilidades de tarefas do mundo real para
seus alunos, assim como a generalização do conhecimento aprendido. Ayant comme objectif celui d’évaluer trois situations d’enseignement, nous analysons de façon indépendante et en séquénce les effets de l’instruction ancrée sur des vidéos dans l’apprentissage et dans la généralisation de l’apprentissage chez quatre étudiants porteurs de déficiences au cours de deux actions éducatives dans une ambiance de simulation et dans une ambiance naturelle. Nous avons fait usage d’un processus expérimental ABCD pour l’investigation du processus d’apprentissage dans deux actions éducatives. Les phases d’étude ont été les suivantes : Ligne de Base (A) ; Vidéo (B) ; Vidéo + Feedback (C) ; et Vidéo + Instruction directe – en faisant usage du système minimale d’intrusion de pistes (D), et à la fois, nous avons conduit de preuves de généralisation. Les résultats ont indiqué que l’instruction ancrée toute seule sur le modèle, ou associée au feedback et à l’instruction directe a aidé les étudiants à atteindre le critère éducatif de l’apprentissage dans les deux tâches du travail.. Les données montrent que l’instruction ancrée sur le vidéo semble rendre possible l’apprentissage des étudiants ainsi que la généralisation du savoir appris. With the objective of evaluating three teaching situations, we independently and sequentially analyzed the effects of video-based anchored instruction on the learning and generalization of learning of four students with handicaps on two job tasks in a simulated environment and in a natural environment. An ABCD experimental design was used to investigate the learning process on the two job tasks. The study phases were: Baseline (A); Video (B); Video + Feedback (C); and Video + Direct Instruction – using the least intrusive prompting system (D), and concomitantly, generalization probes were conducted. The results indicated that anchored instruction alone on a modeling format or associated with feedback and with direct instruction helped the students to achieve the learning educational criterion on the two job tasks. Data suggest that video-based anchored instruction seems to make possible the students’ learning, to benefit the teacher’s instruction in developing real world job skills to their students, as well as the generalization of learned knowledge. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/4679 | ISSN: | 1647-8614 | DOI: | 10.14195/1647-8614_42-2_7 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
uma_analise_de_tres_situacoes_para_ensinar_habilidades_de_trabalho_a_estudantes_com_deficiencias.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.