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https://hdl.handle.net/10316.2/46808
Title: | Mobilidade académica no âmbito do Processo de Bolonha: racionalidade política, padrões de desenvolvimento e de convergência | Other Titles: | Academic mobility within the framework of the Bologna Process: about policy rationales, patterns of development and convergence | Authors: | Erittu, Eleonora | Keywords: | Academic Mobility;Bologna Process;Higher Education;Policy Convergence;Public Policy;Mobilidade académica;Processo de Bolonha;Ensino Superior;convergência de políticas;políticas públicas | Issue Date: | 2019 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/46806 | Abstract: | This article aims to advance the available knowledge
about the implementation of Academic Mobility (AM) at the
domestic level in Europe under Bologna Process (BP), and it
seeks to analyse whether its stimulus resulted in the occurrence of domestic policy convergence in the realm of AM related
policies in Germany and Italy, in the twenty years span of time
since mid‑nineties
onward. The article bridges insights by scholar
literature on policy convergence and European studies, as
well as it draws on what enlightened by new‑institutionalist
strands of research in political sciences. It tackles BP under
the lenses of governance, intended here as a tool to grasp how
political process are steered, and it refers to convergence as
the process leading to the increasing of similarities in domestic
policies interrelated to the promotion of academic mobility
toward the BP model in the case of Germany and Italy. Both
countries have been promoters of the BP since its very beginning,
the Sorbonne Declaration (SD), and share a long tradition
of AM that goes back large before BP. In 1998, they funded it
in light of overlapping national policy rationales on the Higher
Education (HE) sector common in Europe at the end of the
nineties – the perceived and urgent necessity of reforming HE
system, and the one to increase its quality, performance and
internationalization – that later became the core of BP. However,
when it comes to AM, Germany and Italy currently perform
very differently within the global landscape. In light of their
several similarities and of the dearth of policy oriented contributions
focusing on AM within BP realm, the two countries
have been selected as case studies for this analysis focusing
on the ‘domestic promotion of AM’ ‘under BP stimulus’ to assess
the occurrence of convergence in domestic policies. It proposes
an original qualitative research design to analyse this wide
cross‑cutting
transversal pillar based on document analysis. Este capítulo tem como objetivo contribuir para um maior conhecimento sobre a implementação da mobilidade académica na Europa no âmbito do Processo de Bolonha, e procura analisar se este foi um estímulo para a convergência política doméstica no âmbito das políticas relacionadas com a mobilidade académica na Alemanha e na Itália, desde meados dos anos noventa em diante. O capítulo faz a ponte entre a literatura sobre convergência de políticas públicas e Estudos Europeus e as abordagens neo‑institucionalistas da Ciência Política. Aborda o Processo de Bolonha sob o prisma da governança, utilizada aqui como uma ferramenta para compreender como o processo político é dirigido, e refere‑se à convergência como o processo que leva ao aumento de similaridades nas políticas domésticas inter‑relacionadas com a promoção da mobilidade académica na direção do modelo do Processo de Bolonha, no caso da Alemanha e da Itália. Ambos os países foram promotores da Declaração de Bolonha desde o seu início, da Declaração da Sorbonne, e partilham uma longa tradição de mobilidade académica que remonta a muito antes de Bolonha. Em 1998, à luz da sobreposição das prerrogativas políticas nacionais no setor do Ensino Superior na Europa, perceberam a necessidade e a urgência de reformar o sistema de Ensino Superior, e de aumentar a sua qualidade, desempenho e internacionalização, sendo que esta última se tornou, mais tarde, no núcleo do Processo de Bolonha. No entanto, quando se fala em mobilidade académica, a Alemanha e a Itália apresentam um desempenho muito diferente. Considerando as diversas semelhanças entre os dois países mas também a escassez de contribuições de políticas públicas orientadas para a mobilidade académica no âmbito do Processo de Bolonha, ambos os países foram selecionados como estudos de caso para esta análise, com um foco na promoção doméstica da mobilidade académica estimulada pelo Processo de Bolonha, para avaliar a ocorrência de convergência nas políticas domésticas. Para tal, propomos um desenho de pesquisa qualitativa original, baseado em análise documental, para analisar este amplo pilar transversal. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/46808 | ISBN: | 978-989-26-1634-6 (PDF) 978-989-26-1633-9 |
DOI: | 10.14195/978-989-26-1634-6_2 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | A Europa do conhecimento |
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