Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/46953
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorValente, Tiago Inácio-
dc.date.accessioned2019-06-18T11:13:01Z
dc.date.accessioned2020-09-22T12:43:42Z-
dc.date.available2019-06-18T11:13:01Z
dc.date.available2020-09-22T12:43:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn0871-1623-
dc.identifier.issn2183-4016 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/46953-
dc.description.abstractA temática da acessibilidade universal no turismo, também conhecido como turismo acessível, inclusivo entre outras designações, está presente nos planos, discursos e apresentações das mais diversas entidades, organizações e instituições. A educação e formação no turismo em geral, e nas temáticas da acessibilidade e mobilidade universal no turismo em particular, assumem uma grande importância para o desenvolvimento do setor como em recursos humanos qualificados. O presente artigo investiga se as temáticas acima mencionadas estão presentes no Catálogo Nacional de Qualificações, em particular nas áreas de formação ligadas ao setor do turismo. Para este efeito, são apresentados os principais resultados de um inquérito aplicado aos formandos dos cursos de turismo das escolas profissionais do Faial, Pico e de São Jorge nos Açores. Constata-se que num total de 524 Unidades de Formação de Curta Duração existentes no Catálogo Nacional das Qualificações relativo ao setor do turismo, 5 abordam as temáticas do turismo acessível e inclusivo. 66 dos 107 inquiridos referem não ter tido qualquer módulo ou formação na área, o que corresponde a mais de 60%.por
dc.description.abstractThe theme of universal accessibility in tourism, also known as accessible and inclusive tourism, and other expressions, are present in strategic plans, speeches and presentations of several organizations and institutions. Education and training in tourism in general and in the themes of universal accessibility and mobility in tourism in particular, are important in the perspective of the universal accessibility to places, and qualified human resources. This article investigates whether the above-mentioned themes are present in the National Qualifications Catalog, particularly in the areas of training related to the tourism sector, as it presents the main results of a survey applied to students of the tourism courses of the professional schools of Faial, Pico and São Jorge islands in Azores. We found that in a total of 524 Short Course Formation Units, 5 addressed the themes of accessible and inclusive tourism. Regarding the results of the survey, a total of 107 respondents reported that 66 did not have any module or training in the area, it’s more than 60%.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectaccessible tourismeng
dc.subjectprofessional learningeng
dc.subjecttrainingeng
dc.subjectturismo acessívelpor
dc.subjectensino profissionalpor
dc.subjectformaçãopor
dc.titleA formação e o ensino do turismo acessível: o caso das escolas profissionais do Faial, Pico e de São Jorgepor
dc.title.alternativeTraining and education in accessible tourism: the case of Faial, Pico and São Jorge professional schoolspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionCadernos de Geografia nº 39-
uc.publication.firstPage67-
uc.publication.issue39-
uc.publication.lastPage74-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleCadernos de Geografia-
dc.identifier.doi10.14195/0871-1623_39_6-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/46953/233549/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/46953/233549/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11480365-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Cadernos de Geografia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_formacao_e_o_ensino_do_turismo_acessivel.pdf3.64 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.