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https://hdl.handle.net/10316.2/46994
Title: | Formas emotivas do discurso persuasivo | Other Titles: | Emotive forms of persuasive discourse Formas emotivas del discurso persuasivo |
Authors: | Mateus, Samuel | Keywords: | retórica;retórica de la publicidad;persuasión;emociones;persuasión emocional;rhetoric;advertising rhetoric;persuasion;emotions;emotional persuasion;retórica;retórica da publicidade;persuasão;emoções;persuasão emocional | Issue Date: | 2019 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | Como la retórica nos enseña, la emoción (pathos) está en el centro del discurso
persuasivo. La racionalidad argumentativa de la retórica no excluye las emociones
como elemento fundamental del proceso persuasivo. Primero, porque razón y emoción
van de par con respecto al razonamiento y la toma de decisiones, como lo demuestran
varios estudios de la neurociencia y la Psicología Social. En segundo lugar,
porque la propia persuasión implica un modo emocional estrictamente modo paralelo
al modo formal o dicho “racional”.Este artículo destaca algunas de las formas
principales que jalonan los discursos persuasivos de naturaleza emocional, como la
publicidad: el uso de la sugestión, el uso de lenguaje figurativo y connotativo o la concentración
en las necesidades y deseos del auditorio. Además de éstos, hay también
un conjunto de efectos emocionales relacionados con el auditorio o el orador. Aunque
esta lista de maneras no sea exhaustiva, los procedimientos emocionales en la
publicidad nos ofrecen un esbozo preliminar del alcance y consecuencias prácticas
de la persuasión emocional. Tal como a Retórica no-lo ensina, as emoções (pathos) estão no centro do discurso persuasivo. A racionalidade argumentativa da retórica não exclui as emoções como elemento fundamental do processo persuasivo. Primeiro, porque razão e emoção andam a par no que diz respeito ao raciocínio e à tomada de decisão, tal como demonstrado por vários estudos de Neurociência e de Psicologia Social. Em segundo lugar, porque a própria persuasão envolve uma modalidade emocional paralela a uma modalidade estritamente formal ou dita “racional”. O presente artigo salienta algumas das principais formas emotivas que pontuam os discursos de natureza persuasiva, como o da publicidade: o uso da sugestão, a utilização de linguagem figurada e conotativa, ou ainda a concentração sobre as necessidades e desejos do auditório. Além dessas, destacam-se, ainda, um conjunto de efeitos emocionais relativos, quer ao auditório, quer ao orador. Embora este elencar de formas emotivas não se pretenda exaustivo, a enumeração de procedimentos emocionais nos discursos publicitários oferece-nos um preliminar esboço do alcance e consequências práticas da persuasão emocional. As the rhetoric teaches us, the emotion (pathos) is at the heart of persuasive discourse. The argumentative rationality of rhetoric does not exclude emotions as fundamental element of the persuasive process. First, because reason and feelings go hand in hand with regard to the reasoning and decision making, as shown by several studies of Neuroscience and Social Psychology. Secondly, because the persuasive process involves an emotional mode parallel to a strictly formal mode so-called “rational”. This paper highlights some of the main ways that punctuate the emotional dimension of persuasive speeches in advertising: the use of suggestion, the use of figurative language and connotation, or the concentration on the needs and desires of the audience. In addition to these, there are also a set of emotional effects relating to either the audience or the speaker. Although this list does nor exhaust all the possibilities, the description of the emotional procedures in advertising offers us a preliminary outline of the scope and practical consequences of emotional persuasion. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/46994 | ISSN: | 1645‑5681 2183-5462 (digital) |
DOI: | 10.14195/2183-5462_34_9 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Media & Jornalismo |
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