Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/46999
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dc.contributor.authorBarreto, Ana Margarida-
dc.date.accessioned2019-07-01T16:12:14Z
dc.date.accessioned2020-10-04T03:36:42Z-
dc.date.available2019-07-01T16:12:14Z
dc.date.available2020-10-04T03:36:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1645‑5681-
dc.identifier.issn2183-5462 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/46999-
dc.description.abstractA compreensão do impacto dos traços pessoais no comportamento pró-social torna- se vital para o desenvolvimento de mensagens publicitárias eficazes junto do público- alvo. Este estudo exploratório foi por isso desenvolvido com o fim de contribuir para uma melhor compreensão sobre as motivações dos dadores de sangue actuais e potenciais, analisando e comparando o efeito de algumas das características pessoais mais proeminentes na previsão ou explicação do comportamento pró-social (doar sangue). 125 participantes da geração Y responderam a um inquérito on-line que, além de questionar sobre a sua intenção de doar sangue também estabelecia uma relação com os seus traços de personalidade considerando: teoria da atribuição, auto-imagem, responsabilidade social, altruísmo, influência social e empatia. Também foi tida em consideração o possível efeito do enquadramento da mensagem. De acordo com os nossos resultados, os dadores de sangue são influenciados positivamente pela auto-imagem e pela atribuição interna. Por outro lado, os não dadores de sangue são positivamente influenciados apenas pela auto-imagem.por
dc.description.abstractUnderstanding the impact of personal traits on prosocial behavior becomes vital for the development of effective advertising messages to the target audience. Hence, this exploratory study was developed to contribute to a better understanding of the motivations of actual and potential blood donors, by analyzing and comparing the effect of some of the most prominent personal traits for predicting or explaining prosocial behavior (blood donation). 125 participants from generation Y answered an online survey that besides asking about their blood donation intention also pertained to establish a relation with their personality traits by considering: attribution theory, self-image, social responsibility, altruism, social influence, and empathy. We also take into consideration the possible effect of framing. According to our findings, blood donors are positively influenced to donate blood by self-image and internal attribution. On the other hand, nondonors are only positively influenced by self-image.eng
dc.language.isoeng-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectblood donationeng
dc.subjectprosocial behavioreng
dc.subjectmotivatorseng
dc.subjectdoação de sanguepor
dc.subjectcomportamento pró-socialpor
dc.subjectmotivaçõespor
dc.titlePersonal traits behind the intention to donate bloodpor
dc.title.alternativeTraços pessoais por detrás da intenção de doar sanguepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMedia & Jornalismo nº 34, vol. 19, nº 1-
uc.publication.firstPage193-
uc.publication.issue34-
uc.publication.lastPage206-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMedia & Jornalismo: uma revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo-
uc.publication.volume19por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_34_14-
uc.publication.orderno14-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/46999/264378/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/46999/264378/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12083260-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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