Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47357
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dc.contributor.authorMarinho, Sandra
dc.date.accessioned2019-09-24T15:19:43Z
dc.date.accessioned2020-09-01T14:16:47Z-
dc.date.available2019-09-24T15:19:43Z
dc.date.available2020-09-01T14:16:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-989-26-1778-7 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1777-0
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47357-
dc.description.abstractIn a scenario of exponential growth of the information available, particularly online and specifically in social media, we highlight the need to be able to gauge its truth. If this is a crucial task for citizens, it is even more so for journalists, who increasingly use social media as sources of information and find themselves struggling with the new task of reporting false news published by other means (journalistic means or otherwise). In this rapidly changing environment, we argue that, without neglecting the more or less automated verification mechanisms that emerge and which journalists can use, the prior knowledge of professionals, especially in the fields of Social and Human Sciences, becomes relevant. A privileged context to acquire this type of knowledge is the training in journalism that is offered by the higher education programmes in the area, so these contents should be present in study plans and teaching strategies.eng
dc.description.abstractNum cenário de crescimento exponencial da informação disponível, particularmente online e especificamente nos media sociais, ganha relevo a necessidade de aferir a sua veracidade. Se esta é uma tarefa crucial para os cidadãos, é-o ainda mais para os jornalistas, que cada vez mais usam os media sociais como fontes de informação e se veem, eles próprios, a braços com a nova tarefa de denunciar notícias falsas publicadas por outros meios (jornalísticos ou não). Neste ambiente em acelerada mudança, defendemos que, sem descurar os mecanismos de verificação, mais ou menos automatizados, que vão surgindo e aos quais os jornalistas podem recorrer, ganha relevância o conhecimento prévio dos profissionais, nomeadamente nos campos das Ciências Sociais e Humanas. Um contexto privilegiado para adquirir este tipo de saber é o da formação em Jornalismo que é oferecida pelos cursos superiores da área, pelo que estes conteúdos deverão estar presentes nos planos de estudo e nas estratégias de ensino.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/47343por
dc.rightsopen access-
dc.subjectFake Newseng
dc.subjectJournalistseng
dc.subjectVerificationeng
dc.subjectJournalism Educationeng
dc.subjectNotícias Falsaspor
dc.subjectJornalistaspor
dc.subjectVerificaçãopor
dc.subjectFormação em Jornalismopor
dc.titleAs fake news dos jornalistas: a formação em ciências sociais e humanas como estratégia de verificaçãopor
dc.title.alternativeJournalists fake news: training in social and human sciences as verification strategyeng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage247-
uc.publication.lastPage275-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1778-7_14-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno14-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleAs fake news e a nova ordem (des)informativana era da pós-verdade-
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item.fulltextWith Fulltext-
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