Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47511
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dc.contributor.authorRibeiro, Vasco-
dc.date.accessioned2019-10-31T10:54:05Z
dc.date.accessioned2020-10-04T03:36:54Z-
dc.date.available2019-10-31T10:54:05Z
dc.date.available2020-10-04T03:36:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1645‑5681-
dc.identifier.issn2183-5462 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47511-
dc.description.abstractEm 1938, o Congresso norte-americano aprovou a Lei de Registo de Agentes Estrangeiros (Osgood, 2002, p. 245), vulgarmente denominada FARA [Foreign Agents Registration Act], que obrigava todas as empresas e agentes nos EUA que trabalhassem para governos ou empresas estrangeiras a entregarem uma declaração anual relativa à sua atividade ao Departamento de Justiça. Foi através destes registos que pudemos verificar que, para além da Casa de Portugal de Nova Iorque, o regime português registou, entre 1938 e 1974, um conjunto de cinco entidades/indivíduos que prestaram serviços de comunicação, articulados com o Secretariado Nacional de Informação (SNI) e o escol do Estado Novo, com o objetivo de tentar moldar a opinião pública norte-americana. Propomos, assim, um estudo longitudinal diacrónico, no qual tentaremos descrever e interpretar a atuação destes agentes propagandistas na promoção da imagem do país, do regime e dos seus mais altos dirigentes – Salazar e, posteriormente, Marcello Caetano.por
dc.description.abstractIn 1938, the US Congress created the Foreign Agent Registration Act (Osgood, 2002, p. 245), commonly known as FARA, which obliged all US companies and agents working for foreign governments or foreign companies to submit an annual statement of their activity to the Department of Justice. It was through these records that we could verify that, in addition to the New York House of Portugal, the Portuguese regime registered, between 1938 and 1974, a set of five corporations/individuals that provided promotion services, articulated with the Portuguese propaganda bureau and the elite of New satate, with the aim of trying to shape the American public opinion. We therefore propose a longitudinal diachronic study, where we will try to describe and interpret the actions of these propagandist agents in promoting the image of the country, the regime and its highest leaders - Salazar and Marcello Caetano.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectPortuguese New Stateeng
dc.subjectpropagandaeng
dc.subjectpublic relationseng
dc.subjectSalazareng
dc.subjectMarcello Caetanoeng
dc.subjectEstado Novopor
dc.subjectpropagandapor
dc.subjectrelações públicaspor
dc.subjectSalazarpor
dc.subjectMarcello Caetanopor
dc.titleLobistas, assessores de imprensa e relações-públicas norte-americanos que serviram o Estado Novo: (1942-1974)por
dc.title.alternativeUS lobbyists, press officers, and public relations who served the Portuguese New State: (1942-1974)por
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMedia & Jornalismo nº 35, vol. 19, nº 2-
uc.publication.firstPage51-
uc.publication.issue35-
uc.publication.lastPage65-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMedia & Jornalismo: uma revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo-
uc.publication.volume19por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_35_4-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/47511/264458/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/47511/264458/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12085288-
item.fulltextWith Fulltext-
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