Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47522
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dc.contributor.authorCabrera, Ana-
dc.date.accessioned2019-10-31T11:33:29Z
dc.date.accessioned2020-10-04T03:36:58Z-
dc.date.available2019-10-31T11:33:29Z
dc.date.available2020-10-04T03:36:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1645‑5681-
dc.identifier.issn2183-5462 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47522-
dc.description.abstractEste artigo analisa a estratégia de informação levada a cabo por Marcello Caetano quando, em setembro de 1968, substituiu Salazar na presidência do Conselho de Ministros. Esta estratégia consistiu na realização de acontecimentos que lhe assegurassem uma boa visibilidade na imprensa, afirmação de uma relação mais próxima com os jornalistas, e realização das conversas em família teledifundidas. A investigação assenta no estudo do perfil político de Marcello Caetano suportada por fontes (cartas, textos, livros e entrevistas) e na análise de jornais da época (A Capital, Diário de Lisboa, Diário Popular, Diário de Notícias) no período compreendido entre setembro de 1968 e setembro de 1969. Como conclusão assinala-se que a construção da imagem deste político na imprensa favoreceu o início da sua governação através da construção de uma personalidade política, social e familiar bem distinta da de Salazar.por
dc.description.abstractThis paper examines the information strategy followed by Marcello Caetano since September 1968, when he succeeded Salazar in the president of Council of Ministers. This strategy implied setting up events capable of ensuring him a good visibility on the media, establishing a closer relationship with journalists, and broadcasting his own TV programme “conversations in family”. This research assesses the political profile of Marcello Caetano and is supported by documents (letters, texts, books and interviews) and by the analysis of newspapers (A Capital, Diário de Lisboa, Diário Popular and Diário de Notícias) from September 1968 to September 1969. The image of Marcello Caetano, as portrayed by the press, has favoured his early stages as leader of the government by building a new political, social, and familiar personality, which was much different from Salazar’s.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectMarcello Caetanoeng
dc.subjectinformation strategyeng
dc.subjectpresseng
dc.subjectEstado Novoeng
dc.subjectcensorshipeng
dc.subjectMarcello Caetanopor
dc.subjectestratégia de informaçãopor
dc.subjectimprensapor
dc.subjectEstado Novopor
dc.subjectcensurapor
dc.titleA estratégia de informação de Marcello Caetano o último governante do Estado Novopor
dc.title.alternativeThe information strategy of Marcello Caetano, the last ruler of Estado Novopor
dc.title.alternativeLa estrategia de información de Marcello Caetano el último gobernante del Estado Nuevopor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMedia & Jornalismo nº 35, vol. 19, nº 2-
uc.publication.firstPage223-
uc.publication.issue35-
uc.publication.lastPage235-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMedia & Jornalismo: uma revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo-
uc.publication.volume19por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_35_15-
uc.publication.orderno17-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/47522/264506/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/47522/264506/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12086095-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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