Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4755
Title: Contribuição da formação inicial para a construção do perfil profissional dos educadores de infância: percepções de futuros educadores
Authors: Precatado, Maria Adelaide
Damião, Maria Helena
Nascimento, Maria Augusta
Keywords: pre primary education;curriculum;perception;enseignement pré-primaire;curriculum;perception;educação pré-primária;currículo;percepção
Issue Date: 2009
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Apresenta-se um estudo sobre a contribuição da formação inicial para a construção do perfil profissional dos educadores de infância. Na abordagem empírica realizada procurou-se conhecer a percepção dos futuros educadores relativamente à contribuição do curso de formação inicial, na globalidade e nas suas principais componentes, para o domínio do perfil profissional definido pela tutela. Os resultados obtidos em três Escolas Superiores de Educação revelam a prevalência de percepções positivas face ao processo de formação, destacando-se a importância atribuída à componente de prática pedagógica.
On présente une étude sur la contribution de la formation initiale pour la construction du profil professionnel des éducateurs d’enfance. L’approche empirique réalisée a permis de connaître la perception des futurs éducateurs à l’égard de la contribution du cours de formation initiale, dans la globalité et dans ses principales composantes, pour le domaine du profil professionnel. Les résultats obtenus en trois Écoles Supérieures d’Éducation énoncent des perceptions positives des étudiants face au processus de formation, soulignant l’importance attribuée à la pratique pédagogique.
This paper relates to a study on the contribution of pedagogical supervision and teacher training education to the development of the professional profile of Nursery School Teachers. The empirical research aimed at understanding how the prospective Nursery School Teachers value the contribution of their initial training, as a whole and in each one of its components, towards the mastery of the skills set forward in their Professional Profile. It was carried out in three Teacher Training Institutions and allows us to conclude that trainees have a positive perception of their Initial Training, highlighting the importance of Pedagogical Practice over the other components.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/4755
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_43-1_6
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.