Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4756
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias, C. Melo-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:17:36Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:11Z-
dc.date.available2012-06-14T15:17:36Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:11Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4756-
dc.description.abstractA observação é um processo fundamental que não tem um fim em si mesmo, mas que é subordinado ao serviço dos sujeitos e dos seus processos complexos de atribuir inteligibilidade ao real, fornecendo os dados empíricos necessários a posteriores análises críticas. Iniciar a observação implica a organização de um projecto, de modo a realizar- se com o conhecimento da realidade a que se refere (Estrela, 1992). Apesar da importância do posicionamento em co-territorialidade, para os iniciados em observação de classes, a técnica de observação naturalista é mais acessível e prática. Esta define-se em quatro princípios: o Princípio da não selectividade da observação; o Princípio da precisão da situação; o Princípio da composição; e o Princípio da continuidade (Estrela, 1986, p. 49). Considera-se que este treino de iniciação à observação de classes corresponde fundamentalmente a um treino de observador, onde existe um plano contingente às diversas variáveis intervenientes nas situações pedagógicas.por
dc.description.abstractL’observation est un processus fondamental qui n’a pas une fin dans elle même, mais qu’est subordonné au service des sujets et de leurs processus complexes d’attribuer intelligibilité a la réalité, fournissant les données empiriques nécessaires à postérieures analyses critiques. Initier l’observation implique l’organisation d’un projet, afin de sentir réalisé avec la connaissance de la réalité à laquelle se rapporte (Estrela, 1992). Malgré l’importance du positionnement dans co-territorialité, pour les initiés dans l’observation de classes, la technique de l’observation naturaliste est plus accessible et pratique. Celle-ci se définit en quatre principes : la non sélectivité de l’observation; la précision de la situation ; la composition ; la continuité (Estrela, 1986, p. 49). On considère que cet entraînement d’initiation a l’observation de classes corresponde fondamentalement à un entraînement d’observateur, où existe un plan contingent aux diverses variables intervenantes dans les situations pédagogiques.fra
dc.description.abstractObserving is a fundamental process that does not have an end in itself, but that it is subordinated to the service of the individuals and their complex processes of attributing intelligibility to reality, providing the necessary empirical data to further critical analyses. To start observing implies the organization of a project, in order to become fulfilled with the knowledge of the reality one refers to (Estrela, 1992). Despite the importance of the positioning in co-territoriality, for the initiates in classes’ observation, the technique of naturalistic observation is more accessible and practical. This is defined by four principles: the non selectivity of the observation; the precision of the situation; the composition; and the continuity (Estrela, 1986, p. 49). Therefore, initiation training to classes’ observation corresponds mainly to an observer training, where there is a contingent plan to the diverse intervening variables in pedagogical situations.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjecteducationeng
dc.subjectsituation analysiseng
dc.subjectresearcheng
dc.subjectobservationeng
dc.subjectéducationfra
dc.subjectanalyse de la situationfra
dc.subjectrecherchefra
dc.subjectobservationfra
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectanálise da situaçãopor
dc.subjectinvestigaçãopor
dc.subjectobservaçãopor
dc.title"Olhar com Olhos de Ver"por
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 43-1-
uc.publication.firstPage175-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage188-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume43por
uc.publication.orderno9-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4756/275808/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4756/275808/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12335842-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
12_-_olhar_com_olhos_de_ver.pdf287.4 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.