Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4758
Title: Efeitos da retenção escolar, segundo os estudos científicos, e orientações para uma intervenção eficaz: uma revisão
Authors: Rebelo, José A. S.
Keywords: learning;space;behaviour;school failure;apprentissage;espace;comportement;échec scolaire;aprendizagem;espaço;comportamento;insucesso escolar
Issue Date: 2009
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Apresenta-se neste artigo uma revisão de estudos científicos sobre os efeitos que a retenção de alunos, no mesmo ano escolar que frequentaram, tem na sua aprendizagem, personalidade e no seu comportamento. Porque a maioria dos estudos constata, nestes três domínios, consequências negativas nos alunos reprovados e parece haver, da parte de todos, um consenso generalizado sobre a ineficácia da retenção na aprendizagem, sobretudo a longo prazo, são apresentadas aqui orientações pedagógicas, alternativas à retenção, para apoiar alunos com resultados escolares baixos.
On trouve ici une révision des études scientifiques sur les effets que la rétention d’élèves, dans la même année scolaire qu’ils ont fréquenté, a sur leur apprentissage, personnalité et comportement. Parce que la majorité des études constate, dans ces trois domaines, conséquences negatives dans les élèves retenus et parce que toutes les études manifestent un consensus géneralisé sur l’ineficacité de la rétention sur l’apprentissage, surtout à long terme, l’auteur de cet article donne aussi des orientations pédagogiques, alternatives à la rétention, pour aider les élèves qui ont des résultats scolaires faibles.
The author of this article makes a revision of scientific studies about the consequences of grade retention on the learning, personality and behaviour of retained pupils. Because the majority of the studies concludes that there are negative effects on retained pupils in these three areas, and there is a generalized consensus, by all the studies, about the inefficacy of the grade retention on the learning, in especially at long term, the author refers pedagogical orientations too, as alternative measures, to help students with low scholar achievement.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/4758
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_43-1_2
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

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