Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47623
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMaciel, Olga
dc.contributor.authorNunes, Adélia
dc.date.accessioned2019-11-22T16:21:34Z
dc.date.accessioned2019-12-18T17:56:21Z-
dc.date.available2019-11-22T16:21:34Z
dc.date.available2019-12-18T17:56:21Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.isbn978-989-26-1701-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1700-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47623
dc.description.abstractCom o presente trabalho pretende-se questionar o interesse e as possibilidades proporcionadas pelas tecnologias de informação geográfica (TIG) no ensino de Geografia e conhecer as conceções dos futuros professores de Geografia em relação ao papel destas tecnologias, enquanto recurso no processo de ensino-aprendizagem. Aplicou- -se, para o efeito, um inquérito por questionário, estruturado no sentido de conhecer os participantes, o seu grau de conhecimento em TIG, a sua concordância em relação à adequação das TIG ao ensino de Geografia, o nível de integração das TIG nas suas práticas escolares e os fatores condicionantes do seu uso. Os resultados mostram que as TIG são pouco exploradas, enquanto recurso educativo, ao longo da formação inicial dos participantes, assumindo uma baixa integração nas respetivas práticas pedagógicas, apesar de eles as perspetivarem como um recurso didático ajustado aos objetivos da educação geográfica e de lhes reconhecerem um elevado potencial no processo de ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyse the interest and the opportunities offered by Geographic Information Technologies (GIT) in geography teaching and to investigate the concepts of future teachers in relation to the role of these technologies as a resource in the teaching-learning process. To achieve this purpose, a survey was carried out, structured in order to know the participants, their degree of knowledge in GIT, their agreement with regard to the adequacy of GITs in Geography teaching, the level of integration of GIT in the their school practices and the factors that determine their use. The results show that GIT are scarcely explored as educational resource, during initial formation, assuming a low integration in pedagogical practice, although they are considered as a didactic resource adjusted to the objectives of geographic education, with a high potential in the teaching- -learning process.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/47620por
dc.rightsopen accesspor
dc.titleA importância da educação geográfica auxiliada por TIG: o olhar dos futuros docentes de Geografiapor
dc.title.alternativeThe importance of geographical education assisted by GIT: the view of the future teachers of Geographypor
dc.typebookPartpor
uc.publication.locationCoimbrapor
uc.publication.pages23-45por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5_1
uc.publication.sectionParte 1 - Ensino de Geografiapor
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
dc.subject.porformação de professorespor
dc.subject.porensino de Geografiapor
dc.subject.portecnologias de informação geográficapor
dc.subject.engteacher trainingpor
dc.subject.engteaching Geographypor
dc.subject.enggeographic information technologiespor
uc.publication.bookTitleA formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticaspor
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Nova Pombalina
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A_importancia_da_educao_geografica.pdf1.55 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.