Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47625
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVaz, Ana Maria Cortez
dc.contributor.authorReis, Maria José
dc.contributor.authorNunes, Adélia Nobre
dc.contributor.authorCastro, Fátima Velez de
dc.date.accessioned2019-11-22T16:30:52Z
dc.date.accessioned2019-12-18T17:56:20Z-
dc.date.available2019-11-22T16:30:52Z
dc.date.available2019-12-18T17:56:20Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.isbn978-989-26-1701-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1700-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47625
dc.description.abstractNo presente trabalho pretende-se discutir a importância da música, arte tão próxima do quotidiano dos alunos, como recurso e estratégia facilitadora do processo de ensino/aprendizagem em Geografia. Para o efeito explorou-se, em contexto de sala de aula, a canção “Para os braços da minha Mãe” da autoria de Pedro Abrunhosa, no subtema ‘A população: evolução e diferenças regionais’, especificamente no que se refere aos ‘Movimentos Migratórios’, temáticas presentes no programa curricular de Geografia A, do 10.º ano de escolaridade. Os resultados mostram a música como um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, no sentido em que promoveu a interação e a partilha de saberes e de experiências entre alunos/professor e estimulou a construção de uma visão crítica das realidades geográficas.por
dc.description.abstractThe present work aims to discuss the importance of music, art so close to students’ everyday life, as a resource and strategy of teaching/learning process in Geography. For this purpose, the song “Para os braços da minha Mãe” by Pedro Abrunhosa was explored in the classroom context, under the subject ‘Population: evolution and regional differences’, specifically with regard to’ Movements Migratory ‘, thematic present in the curriculum of Geography A, in 10th year students. The results show that music is an interesting instrument, facilitating the teaching-learning process, in the sense that it promoted the interaction and sharing of knowledge and experiences between students/ teacher and stimulated the construction of a critical view of the geographical realities.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/47620por
dc.rightsopen accesspor
dc.titleA música como recurso no processo de ensino aprendizagem em Geografia: aplicação à temática “mobilidade da população”por
dc.title.alternativeThe music as a resource for the teaching and learning of Geography based on the theme 'mobility of the population'por
dc.typebookPartpor
uc.publication.locationCoimbrapor
uc.publication.pages73-85por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5_3
uc.publication.sectionParte 1 - Ensino de Geografiapor
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
dc.subject.pormúsicapor
dc.subject.porensino/aprendizagempor
dc.subject.pormovimentos migratóriospor
dc.subject.porGeografiapor
dc.subject.engmusicpor
dc.subject.engteaching/learning processpor
dc.subject.engmigratory movements,por
dc.subject.engGeographypor
uc.publication.bookTitleA formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticaspor
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Nova Pombalina
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A_musica_como_recurso_no_processo_de_ensino.pdf749.14 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.