Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47628
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTavares, Teresa
dc.date.accessioned2019-11-26T11:09:20Z
dc.date.accessioned2019-12-18T17:56:19Z-
dc.date.available2019-11-26T11:09:20Z
dc.date.available2019-12-18T17:56:19Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.isbn978-989-26-1701-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1700-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47628
dc.description.abstractEste capítulo incide sobre modelos de ensino de línguas estrangeiras e especialmente sobre conceções de língua e educação que lhes subjazem. O título escolhido, “Regresso ao futuro”, é irónico e simultaneamente otimista. Ao revisitar a história da formação de docentes de Inglês na Universidade de Coimbra entre 1987 e 2009, procuro mostrar como a perspetiva “radical” do passado parece finalmente ter-se tornado dominante no presente, pelo menos no que diz respeito ao ensino da língua inglesa em Portugal. Ao dar ênfase à educação intercultural e às competências para o exercício de uma cidadania ativa, as Metas Curriculares de Inglês apontam para uma mudança nas abordagens funcionalistas- -comunicativas anteriormente dominantes, sinalizando a adoção, pelo menos em teoria, de uma perspetiva mais crítica no ensino de línguas. Na última parte do capítulo são apresentadas algumas atividades e alguns materiais usados em aulas do 7º, 8º e 9º anos como exemplo de métodos e práticas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras que potenciam o desenvolvimento de uma consciência crítica relativamente ao mundo em que vivemos.por
dc.description.abstractThis chapter focuses on models of foreign language teaching, and particularly on the conceptions of language and education underlying them. The title I chose, “Back to the Future,” is ironic and at the same time optimistic. Revisiting the history of the English language teacher-training program at the University of Coimbra between 1987 and 2009, I will show how the “radicalness” of the past seems finally to be turning into the mainstream of the present, at least in what concerns English language teaching in Portugal. By giving emphasis to “intercultural education” and “the competences of active citizenship,” the general goals of the national curriculum for English as a foreign language point to a shift away from the functionalist-communicative approaches dominant in the field before, indicating the adoption, at least in theory, of a more critical perspective in language teaching. In the last part of the chapter, I will present some examples of activities and materials used in 7th, 8th and 9th grade classes, which exemplify methods and practices of teaching and learning foreign languages that can promote a critical awareness of the world we live in.eng
dc.language.isoengpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/47620por
dc.rightsopen accesspor
dc.titleBack to the future: foreign language teaching and learning as critical practicepor
dc.title.alternativeDe regresso ao futuro: o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras como prática críticapor
dc.typebookPartpor
uc.publication.locationCoimbrapor
uc.publication.pages141-159por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5_6
uc.publication.sectionParte 3 - Ensino de Línguas Estrangeiraspor
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
dc.subject.porensino de línguas estrangeiraspor
dc.subject.porInglêspor
dc.subject.porlíngua/linguagempor
dc.subject.poreducaçãopor
dc.subject.porformação de professorespor
dc.subject.engforeign language teachingpor
dc.subject.engEnglishpor
dc.subject.englanguagepor
dc.subject.engeducationpor
dc.subject.engteacher trainingpor
uc.publication.bookTitleA formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticaspor
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Nova Pombalina
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Back_to_the future,_foreign_language_teaching.pdf2.79 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.