Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47632
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Odete
dc.date.accessioned2019-11-26T11:47:10Z
dc.date.accessioned2019-12-18T17:56:18Z-
dc.date.available2019-11-26T11:47:10Z
dc.date.available2019-12-18T17:56:18Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.isbn978-989-26-1701-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1700-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47632
dc.description.abstractA metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora valorizada pela comunidade europeia, é pouco promovida nas escolas portuguesas. Num contexto social, cultural e profissional extremamente exigente, contudo, revela-se prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL, associando a aprendizagem de Inglês (Língua Estrangeira) e de Ciências Naturais, na tentativa de perceber as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/ as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma.por
dc.description.abstractAlthough the CLIL (Content and Language Integrated Learning) methodology is highly valued by the European community it is rarely promoted in Portuguese schools. However in a demanding social, cultural and professional context, it is essential to deploy pedagogical practices in English language teaching that respond to the needs of the competitive society we live in. This study focuses on the implementation of the CLIL methodology by combining the teaching of English as Foreign Language with the Natural Sciences. The goals are twofold: to understand the implications of applying this methodology on the organization of the school itself and to monitor the students’ perceptions regarding a different learning experience. The results indicate that the potential of CLIL in English learning deserves further investment from the educational community in the implementation of this methodology.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/47620por
dc.rightsopen accesspor
dc.titleCLIL: a aprendizagem integrada de Inglês e Ciências Naturais no contexto educativo atual: possibilidades e limitaçõespor
dc.title.alternativeCLIL: the integrated learning of English and the Natural Sciences in the current learning context: possibilities and constraintspor
dc.typebookPartpor
uc.publication.locationCoimbrapor
uc.publication.pages213-244por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5_10
uc.publication.sectionParte 3 - Ensino de Línguas Estrangeiraspor
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
dc.subject.pormétodos de ensino de língua estrangeirapor
dc.subject.porContent and Language Integrated Learningpor
dc.subject.porCLILpor
dc.subject.porCiências Naturaispor
dc.subject.porInglês como língua estrangeirapor
dc.subject.engforeign language teaching methodspor
dc.subject.engContent and Language Integrated Learningpor
dc.subject.engCLILpor
dc.subject.engNatural Sciencespor
dc.subject.engEnglish as a foreign languagepor
uc.publication.bookTitleA formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticaspor
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Nova Pombalina
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLIL,_a_aprendizagem_integrada_de_ingles_e_ciencias.pdf673.57 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.