Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47634
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarecho, Judite
dc.contributor.authorSoares, Rute
dc.date.accessioned2019-11-26T11:57:34Z
dc.date.accessioned2019-12-18T17:56:17Z-
dc.date.available2019-11-26T11:57:34Z
dc.date.available2019-12-18T17:56:17Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.isbn978-989-26-1701-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1700-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47634
dc.description.abstractParte-se de uma descrição dos verbos modais alemães müssen e sollen que tem em conta a complexidade das informações e exemplos disponíveis em gramáticas de referência e dicionários, mas que é organizada considerando a perspetiva de alunos portugueses e a expressão dos significados modais relevantes na sua língua materna. Passa-se então à análise do modo como o significado de müssen e sollen é apresentado em alguns manuais de ensino da língua no que respeita à sua clareza e coerência para um público-alvo constituído por alunos portugueses. A análise revela um contraste entre a necessidade de explicações e sistematizações simples e a diversidade e complexidade dos usos concretos de sollen e müssen que surgem em textos e situações comunicativas. Chama-se a atenção para a necessidade de um equilíbrio que deve passar por uma sistematização progressiva e recapitulativa dos aspetos que surgem em diferentes momentos e contextos comunicativos e em diferentes níveis.por
dc.description.abstractThe German modal verbs müssen and sollen are first described taking into account the complex information and examples provided by grammars and dictionaries, but also the perspective of Portuguese students who learn German, more specifically the way relevant modal meanings are conveyed in their native language. This description is the basis for an analysis of the way müssen and sollen are presented in some German textbooks, focussing on the clarity and coherence of this presentation from the perspective of portuguese learners. The analysis shows a contrast between the need for simple explanations and systematization of verb meanings on one hand and the diversity and complexity of concrete usage in texts and communicative situations on the other. A necessary balance between these opposite tendencies envolves progressive systematization which resumes meanings and uses dealt with at different learning moments and levels and in different communicative contexts.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/47620por
dc.rightsopen accesspor
dc.titleVerbos modais alemães da perspetiva de alunos portuguesespor
dc.title.alternativeGerman modal verbs from the perspective of Portuguese studentspor
dc.typebookPartpor
uc.publication.locationCoimbrapor
uc.publication.pages269-309por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5_12
uc.publication.sectionParte 3 - Ensino de Línguas Estrangeiraspor
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
dc.subject.porverbos modaispor
dc.subject.porsignificadospor
dc.subject.porensino de alemãopor
dc.subject.pormanuaispor
dc.subject.porgramáticaspor
dc.subject.engmodal verbspor
dc.subject.engmeaningspor
dc.subject.engteaching Germanpor
dc.subject.engtextbookspor
dc.subject.enggrammarspor
uc.publication.bookTitleA formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticaspor
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Nova Pombalina
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Verbos_modais_alemaes_da_perspetiva_de_alunos.pdf714.65 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.