Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47639
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Ana Cristina Macário
dc.contributor.authorCarapinha, Conceição
dc.date.accessioned2019-11-26T12:15:55Z
dc.date.accessioned2019-12-18T17:56:16Z-
dc.date.available2019-11-26T12:15:55Z
dc.date.available2019-12-18T17:56:16Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.isbn978-989-26-1701-5 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1700-8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47639
dc.description.abstractOs programas de Português do ensino secundário salientam a centralidade do texto, e mais especificamente do texto complexo, na análise a desenvolver em sala de aula, configurando-o como objeto de trabalho preferencial. Este artigo visa precisamente promover as competências dos alunos no plano da interpretação e da produção de textos de complexidade crescente, a partir de atividades centradas sobre as duas propriedades centrais do texto, a coesão e a coerência. As atividades aqui avançadas envolvem três áreas críticas em que urge intervir de forma metódica: coesão referencial, coesão interfrásica e consciencialização dos mecanismos geradores de coerência.por
dc.description.abstractThe syllabus of Portuguese, at the secondary school level, stresses the centrality of the text(s) in the classroom. This paper aims to promote the students’ skills related with the production and interpretation of texts, focusing the two main textual properties, cohesion and coherence. The activities suggested by the authors involve three critical areas: referential cohesion, cohesion between text spans involving connectives and coherence building.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/47620por
dc.rightsopen accesspor
dc.titleTrabalhar sobre o texto na aula de portuguêspor
dc.title.alternativeWorking on texts in the Portuguese classpor
dc.typebookPartpor
uc.publication.locationCoimbrapor
uc.publication.pages399-415por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5_17
uc.publication.sectionParte 4 - Ensino de Portuguêspor
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
dc.subject.portextopor
dc.subject.porcoesão referencialpor
dc.subject.porcoesão interfrásicapor
dc.subject.porcoerência textualpor
dc.subject.porensino de Português L1por
dc.subject.engtextpor
dc.subject.engreferential cohesionpor
dc.subject.engintersentential cohesionpor
dc.subject.engtext coherencepor
dc.subject.engteaching of Portuguese as L1por
uc.publication.bookTitleA formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticaspor
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Nova Pombalina
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalhar_sobre_o_texto_na_aula_de_portugues.pdf642.26 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.