Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47658
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeão, Delfim F.
dc.date.accessioned2019-11-27T14:43:11Z
dc.date.accessioned2019-12-18T17:56:04Z-
dc.date.available2019-11-27T14:43:11Z
dc.date.available2019-12-18T17:56:04Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.isbn978‑989‑26‑1839‑5 (PDF)
dc.identifier.isbn978‑989‑26‑1838‑8
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47658
dc.description.abstractNa Grécia, o perfil típico do sophós remete para um paradigma conotado com o estrato dominante da cultura grega: o sábio é geralmente grego, homem e aristocrata. Ainda assim, verifica-se que, desde as primeiras manifestações literárias desta tradição, se podem detetar igualmente as marcas de uma sabedoria alternativa, permeada pela sensibilidade feminina (Cleobulina/Eumétis), pela mundividência popular (Esopo) e pela acutilância bárbara — tanto no sentido mais comum de ‘estrangeira’ como também de ‘primitiva’ e portanto não poluída ainda pelos vícios da civilização (representada pelo nobre Anacársis da Cítia). Tendo em conta estes pressupostos, propõe-se nesta abordagem a análise da figura de Anacársis à luz da dinâmica phýsis e nómos, nas fontes que exploram as potencialidades do embate entre a convenção social e a afirmação de uma natureza humana exuberante, com particular destaque para Plutarco e Luciano de Samósata.por
dc.description.abstractIn Greece, the typical profile of the sophós refers to a paradigm connoted with the dominant stratum of Greek culture: the sage is generally a Greek, a man and an aristocrat. Nevertheless, from the earliest literary manifestations of this tradition, one can also detect the marks of an alternative wisdom, permeated by feminine sensibility (Cleobuline/Eumetis), by popular responsiveness (Aesop) and by barbaric acuity — in the most common sense of ‘foreign’ as well as ‘primitive’ and therefore not yet polluted by the vices of civilization (represented by the noble Anacharsis of Scythia). Taking these assumptions into account, this study aims to analyze the figure of Anacharsis in the light of the concepts of phýsis and nómos, in those sources that explore the potential clash between the social convention and the affirmation of an exuberant human nature, with particular emphasis on Plutarch and Lucian of Samosata.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/47642por
dc.rightsopen accesspor
dc.titleO embate de phýsis e nómos no cita Anacársis: sábio por natureza e por natureza contrário à convençãopor
dc.title.alternativeThe clash of phýsis and nómos in the Scythian Anacharsis: wise by nature and by nature contrary to conventionpor
dc.typebookPartpor
uc.publication.locationCoimbrapor
uc.publication.pages255-269por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978‑989‑26‑1839‑5_15
uc.publication.sectionNómos e phýsis na Antiguidadepor
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
dc.subject.porphýsispor
dc.subject.pornómospor
dc.subject.porAnacársispor
dc.subject.porPlutarcopor
dc.subject.porLuciano de Samósatapor
dc.subject.engphýsispor
dc.subject.engnómospor
dc.subject.engAnacharsispor
dc.subject.engPlutarchpor
dc.subject.engLucian of Samosatapor
uc.publication.bookTitleCasas, património, civilização: nomos versus physis no pensamento gregopor
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Nova Pombalina
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O_embate_de_physis_e_nomos_no_cita_Anacarsis.pdf351.46 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.