Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47676
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dc.contributor.authorCunha, João Geraldo Martins da
dc.date.accessioned2019-11-28T16:15:22Z
dc.date.accessioned2019-12-18T17:56:18Z-
dc.date.available2019-11-28T16:15:22Z
dc.date.available2019-12-18T17:56:18Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.isbn978-989-26-1754-1 (PDF)
dc.identifier.isbn978-989-26-1753-4
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47676
dc.description.abstractNeste trabalho analiso o sentido que a expressão “filosofia aplicada” assume nas conferências que Fichte realiza em 1813, conhecidas como Doutrina do Estado de 1813, ou ainda, Doutrina do Estado ou da relação entre Estado originário e reino da razão. Mais exatamente, gostaria de indicar o sentido, a meu ver, absolutamente inusitado que esta expressão adquire aqui, pelo menos se considerado à luz do repertório filosófico delineado pelo kantismo. A tese de Fichte parece inverter um esquema tradicional da razão moderna para sustentar que a ideia de liberdade deve ser assumida como o elemento a partir do qual inclusive a “natureza” pode vir a ser pensada. Este remanejamento, ou radicalização do “primado prático” parece implicar uma completa alteração na noção de “filosofia aplicada”, no sentido preciso de que “aplicação” e idealismo filosófico tornam-se faces de uma mesma moeda. Em vista disso, neste ensaio é testada a seguinte hipótese. A retórica destas Conferências, ao que tudo indica, remete à tese de que o “idealismo” – e isso no sentido preciso que Fichte pretende dar a este termo – não deve ser lido como uma opção filosófica a mais: ou se faz filosofia e, portanto, se assume este idealismo, ou não se faz filosofia. Desta forma, o que não deixa de causar estranhamento aos olhos acostumados à tradição, a “aplicação” da filosofia é uma vida moral [SW, IV, 389]; mas uma vida moral que deve pressupor uma noção forte de liberdade que, por sua vez, só pode ser assumida por tal idealismo.por
dc.description.abstractIn this paper I analyze the meaning of the expression “applied philosophy” in Fichte’s conferences of 1813, known as the Doctrine of the State (1813) or Doctrine of the State or the relation between the original State and the realm of reason. Precisely, I would like to indicate the absolutely unusual sense that, from my point of view, this expression acquires here, at least, if it is considered in the light of the Kantian philosophical repertoire. Fichte's thesis seems to reverse a traditional scheme of modern reason to hold that the idea of freedom must be assumed as the element from which even “nature” can be thought of. This reassignment, or radicalization of the "practical primacy", seems to imply a complete change in the notion of "applied philosophy", in the precise sense that "application" and philosophical idealism become two sides of the same coin. In this regard, I test the following hypothesis. The rhetoric of these conferences, it seems, refers to the thesis that "idealism" – in the strict sense that Fichte intends to give this term – should not be read as an additional philosophical option: either one does philosophy and, therefore, this idealism is assumed, or philosophy is not made at all. In this way, which does not fail to unsettle the customary eyes of tradition, the "application" of philosophy is a moral life [SW, IV, 389]; but a moral life which must presuppose a strong notion of freedom which, in turn, can only be assumed by such an idealism.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/47667por
dc.rightsopen accesspor
dc.titleFilosofia aplicada e idealismo na Staatslehre de 1813por
dc.title.alternativeApplied philosophy and idealism in Fichte's Doctrine of the Sate (1813)por
dc.typebookPartpor
uc.publication.locationCoimbrapor
uc.publication.pages187-209por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/978-989-26-1754-1_8
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
dc.subject.porFichtepor
dc.subject.porIdealismopor
dc.subject.porDoutrina da Ciênciapor
dc.subject.porDoutrina do Estadopor
dc.subject.porFilosofia Aplicadapor
dc.subject.engFichtepor
dc.subject.engIdealismpor
dc.subject.engDoctrine of Knowledgepor
dc.subject.engDoctrine of the Statepor
dc.subject.engApplied Philosophypor
uc.publication.bookTitleA filosofia da história e da cultura em Fichtepor
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