Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47745
Title: Are CO2 emissions converging in the European Union?: policy implications
Other Titles: As emissões de CO2 estão a convergir na União Europeia?
Authors: Morales-Lage, Rafael
Bengochea-Morancho, Aurelia
Martínez-Zarzoso, Inmaculada
Keywords: Convergence;CO2 emissions;European Union;Convergência;;emissões de CO2;União Europeia
Issue Date: 2019
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Este documento enfoca o processo de convergência das emissões de CO2 per capita que ocorreria se as medidas adotadas pela União Europeia para cumprir os compromissos do Protocolo de Kyoto tivessem sido efetivas. Aplicamos uma série temporal e uma análise transversal para testar a existência de convergência entre países e para diferentes setores econômicos. A amostra cobre dados para os 28 países membros de 1960 a 2012. Os resultados mostram uma convergência absoluta fraca entre os países, mas evidências claras de convergência condicional, sendo o PIB, o peso do setor industrial e o uso de energias renováveis os principais fatores de divergência. No que diz respeito aos setores, há um aumento das emissões no setor agrícola, mas uma redução nos setores industrial e de energia. Diferentes padrões surgem nos subsetores de energia, onde a produção e a eletricidade reduziram notavelmente suas emissões, enquanto o setor de transporte aumentou em todos os países.
This paper focuses on the process of convergence in per capita CO2 emissions that would occur if the measures taken by the European Union to meet the Kyoto Protocol commitments had been effective. We apply a time series and cross-sectional analysis to test for the existence of convergence among countries and for different economic sectors. The sample covers data for the 28 member countries from 1960 to 2012. The results show weak absolute convergence across countries but clear evidence of conditional convergence, with GDP, the weight of industrial sector and the use of renewable energies being the main drivers of divergence. Concerning sectors, there is an increase of emissions in the agricultural sector, but a reduction in the industrial and energy sectors. Different patterns arise in the energy subsectors where manufacturing and electricity notably reduced their emissions while the transport sector increased them in all countries.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/47745
ISSN: 0872-4733
2183-203X (PDF)
DOI: 10.14195/2183-203X_49_5
Rights: open access
Appears in Collections:Notas Económicas

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