Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47770
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dc.contributor.authorPereira, Hugo Silveira-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:45:02Z
dc.date.accessioned2020-09-29T22:20:28Z-
dc.date.available2020-01-21T12:45:02Z
dc.date.available2020-09-29T22:20:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1645-2259-
dc.identifier.issn2183-8615 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47770-
dc.description.abstractQuando Portugal começou a construir ferrovias, o principal objetivo era ligar Lisboa ao Porto e à fronteira leste pelo trajeto mais curto, o que deixava uma grande parte do Oeste afastada da rede. Assim que aqueles objetivos foram alcançados, o governo e investidores privados projetaram estender a malha às periferias. Uma vez que o Oeste já era servido pela linha do Norte, a construção teve que esperar até à década de 1880, embora diversas propostas tenham sido elaboradas desde os anos 1840. Neste artigo, analiso o processo de integração e apropriação territorial do Oeste promovido pela ferrovia, desde o incipiente planeamento aventado pelas primeiras propostas para a região até à efetiva inauguração dos caminhos de ferro do Oeste, Sintra e Cascais. Para tal, recorro a debates parlamentares, relatórios técnicos diversos, dados estatísticos da operação e a estudos recentes sobre o impacto de cada uma daquelas linhas.por
dc.description.abstractWhen Portugal began building railways, the main goal was to connect Lisbon to Porto and the eastern frontier by the shortest route, which left a major part of the Portuguese Western regions away from the network. As soon as those goals were achieved, the Portuguese government and private investors tried to extend the network to the peripheries. Since the West was already served by the Northern line, construction had to wait until the 1880s, although different proposals were being submitted since the 1840s. In this paper, I analyse the process of integration and territorial integration of the West promoted by railways, from the embryonic planning embodied in the first projects to the opening of the Western, Sintra, and Cascais lines. To do so, I will use parliamentary debates, sundry technical reports, statistical data of the operation and recent studies on the impact of each one of those railroads.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectEstremaduraeng
dc.subjectBeira Litoraleng
dc.subjectcirculationeng
dc.subjecttransporteng
dc.subjectFontismoeng
dc.subjectEstremadurapor
dc.subjectBeira Litoralpor
dc.subjectcirculaçãopor
dc.subjecttransportepor
dc.subjectFontismopor
dc.titleOs caminhos de ferro do Oeste português: instrumentos de apropriação territorialpor
dc.title.alternativeWestern railways of Portugal: tools of territorial appropriationpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista de História da Sociedade e da Cultura vol. 19-
uc.publication.firstPage247-
uc.publication.lastPage271-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista de História da Sociedade e da Cultura-
uc.publication.volume19por
dc.identifier.doi10.14195/1645-2259_19_10-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno10-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/47770/246881/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/47770/246881/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11837907-
item.fulltextWith Fulltext-
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