Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47802
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dc.contributor.authorRocco Junior, Ary José-
dc.contributor.authorMarques, José Carlos-
dc.contributor.authorParolini, Pedro Lucas Leite-
dc.date.accessioned2020-01-22T10:14:29Z
dc.date.accessioned2020-10-04T07:03:03Z-
dc.date.available2020-01-22T10:14:29Z
dc.date.available2020-10-04T07:03:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn2183-5918-
dc.identifier.issn2183-6019 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47802-
dc.description.abstractEste artigo propõe-se analisar como a selfie (um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato) e a posterior publicação dessas imagens nas redes sociais passaram a configurar uma prática corrente do indivíduo na contemporaneidade, numa pós-sociedade do espetáculo envolvida com a procura do prazer hedonista. Esse comportamento exibicionista em torno da exposição do “eu” ganhou novos contornos no meio do esporte, no qual espectadores e até atletas passaram a fazer uso da selfie como busca da satisfação em ver e ser visto, durante ou após o término das competições esportivas. Para compreender este fenômeno, realizamos uma revisão bibliográfica a respeito da selfie e, a partir de exemplos recentes que marcaram a cena esportiva nos últimos anos no Brasil e em Portugal, estabelecemos relações entre essa prática com os conceitos de comunidade, comunidade virtual e habitus (este tal como definido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu).por
dc.description.abstractThis article aims to analyse how the selfie (a neologism that comes from the word self-portrait,) and subsequent publication of these images on social networks have become a current practice in modern times, in a post-spectacle society engaged in the pursuit of hedonistic pleasure. This exhibitionist behaviour of exposing the “self” has gained a new form in sports, where spectators and sportsmen/women alike use the selfie in the quest for the satisfaction of seeing and being seen, during or after sports competitions. To understand this phenomenon, we conducted a review of bibliography on the selfie and, based on recent examples that have marked the sports scene in recent years in Brazil and Portugal, we have established relations between this practice and the concepts of community, virtual community and habitus (the latter as defined by the French sociologist Pierre Bourdieu).eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectselfieeng
dc.subjectsocial networkseng
dc.subjecthedonismeng
dc.subjectcommunityeng
dc.subjectselfiepor
dc.subjectredes sociaispor
dc.subjecthedonismopor
dc.subjectcomunidadepor
dc.titleO hedonismo de ver e de ser visto: a experiência festiva da selfie no ambiente esportivopor
dc.title.alternativeThe hedonism of seeing and being seen: the selfie festive experience in sports environmentpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMediapolis n.º 8-
uc.publication.firstPage21-
uc.publication.issue8-
uc.publication.lastPage33-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público-
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_8_2-
uc.publication.sectionEstética e Imagem-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/47802/265403/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/47802/265403/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12102540-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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