Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47804
Title: A cobertura jornalística da morte de figuras públicas desportivas
Other Titles: Media coverage of the death of public sports personalities
Authors: Martins, Joana Margarida
Keywords: death;spectacularization;reputation;market;morte;espetacularização;notoriedade;mercado
Issue Date: 2019
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Morte e notoriedade são dois valores-notícia relevantes para os meios de comunicação social. É por isso que o falecimento de personalidades ligadas aos setores da vida pública, particularmente do desporto, assume grande importância em termos de cobertura mediática. Partindo do estudo da cobertura da morte de cinco personalidades do mundo desportivo em três jornais diários – Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal de Notícias – chegámos a conclusões que mostram diferentes destaques e diversos posicionamentos editoriais na cobertura que cada jornal fez do falecimento de cada personalidade. Além disso, concluímos ainda que o período temporal que separa as mortes de Fernando Pascoal Neves “Pavão”, Joaquim Agostinho, Vítor Baptista, José Megre e Eusébio da Silva Ferreira (falecidos entre 1973 e 2014) nos remete para novas formas de espetacularização da morte e prevalência dos factos paralelos ao próprio acontecimento, como sinal do aumento das pressões de mercado e da adoção de novas estratégias, mais próximas do espetáculo do que da informação.
Death and reputation are two news values relevant to the media, hence why the death of personalities linked to the public sectors, particularly sports, is of great importance in terms of media coverage. Starting from the study of the coverage of the death of five sports personalities in three daily newspapers – Correio da Manhã, Diário de Notícias and Jornal de Notícias – our conclusions show different highlights and several editorial positions in the coverage made by each newspaper of the death of each personality. Moreover, we conclude that the time period separating the deaths of Fernando Pascoal Neves “Pavão”, Joaquim Agostinho, Vítor Baptista, José Megre and Eusébio da Silva Ferreira (deceased between 1973 and 2014) brings us to new forms of spectacularization of death and prevalence of facts in parallel to the event itself, as a sign of increased market pressures and the adoption of new strategies, closer to the spectacle than to information.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/47804
ISSN: 2183-5918
2183-6019 (PDF)
DOI: 10.14195/2183-6019_8_4
Rights: open access
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