Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/47808
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dc.contributor.authorBorges, Fernando Vannier-
dc.date.accessioned2020-01-22T10:33:25Z
dc.date.accessioned2020-10-04T07:02:27Z-
dc.date.available2020-01-22T10:33:25Z
dc.date.available2020-10-04T07:02:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn2183-5918-
dc.identifier.issn2183-6019 (PDF)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/47808-
dc.description.abstractA indústria do futebol vem crescendo economicamente e os clubes passam por um processo de racionalização, que profissionaliza gestores e busca mão- -de-obra especializada. Em paralelo, a digitalização provocou alterações no mercado dos media desportivos, aumentando a oferta de conteúdos e abrindo espaço a novos atores. Os clubes de futebol criaram seus próprios canais de comunicação, empregando profissionais com formação e experiência em jornalismo para a produção de conteúdos informativos. Neste trabalho, Benfica, Botafogo e PSG serão analisados, tendo sido escolhidos pela inovação na gestão e criação de conteúdos audiovisuais (Benfica criou a primeira TV de clube em Portugal; Botafogo com um canal próprio em redes sociais e críticas positivas da imprensa; PSG inovou ao fazer um canal para web). Esse estudo permite refletir sobre as mudanças no campo do jornalismo. Os resultados mostram que a produção da informação obedece ao mesmo tempo a lógicas próprias dos clubes e do jornalismo.por
dc.description.abstractThe football industry has grown economically, leading to a rationalization process of football clubs that professionalizes management and seeks specialized labour. In parallel, digitization has led to major changes in the sports media market, increasing the content offer and making room for new actors. Football clubs have created their own media channels, employing professionals with training and experience in journalism to produce contents. This paper analyses 3 clubs (Benfica, Botafogo and PSG), chosen due to their innovation in the field (Benfica launched Portugal’s first football club TV, Botafogo TV was critically acclaimed, PSG created a WebTV). We will reflect on the changes in the field of journalism and in their professional practice. The results show that the production of information follows a sport’s logic and, at the same time, undergoes broader pressures common to other parts of the journalism field.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.rightsopen access-
dc.subjectsports journalismeng
dc.subjectfootball clubseng
dc.subjectcommunication journalismeng
dc.subjectsports mediaeng
dc.subjectjornalismopor
dc.subjectclubespor
dc.subjectfutebolpor
dc.titleOs clubes de futebol e novas formas de produzir a informação desportivapor
dc.title.alternativeFootball clubs and new ways to produce sports informationpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionMediapolis n.º 8-
uc.publication.firstPage119-
uc.publication.issue8-
uc.publication.lastPage133-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleMediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público-
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_8_8-
uc.publication.sectionClubes de futebol-
uc.publication.orderno9-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/47808/265013/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/47808/265013/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12093456-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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