Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4802
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarrilho, Tiago-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:27:35Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:20Z-
dc.date.available2012-06-14T15:27:35Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:20Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4802-
dc.description.abstractNeste artigo analisamos o desenvolvimento de competências em projectos de promoção local do emprego, tendo por base a metodologia de estudo de caso. Os resultados dos projectos são estudados com base no conceito de competência. Nos três projectos, desenvolveram-se competências valorizando os níveis «ser» e «estar». O projecto À Medida caracterizou-se pela forte dinamização de todas as dimensões, com excepção da dimensão empresarial, em face da aposta na componente profissional da formação para enriquecer a ligação entre os níveis «saber» e «fazer». No projecto Formart observou-se um forte desenvolvimento do nível «saber», e uma dinamização restrita dos níveis «saber-fazer» e «fazer» dada a reduzida percentagem de indivíduos integrados no mercado de emprego após a formação. O projecto Le Cheile caracterizou-se pela dinamização intermédia das dimensões informativa, profissional e informativa-profissional face à elevada percentagem de formandos que conseguiram aplicar profissionalmente os conhecimentos adquiridos, embora tenham demonstrado dificuldades na criação do seu próprio emprego.por
dc.description.abstractDans cet article nous analysons le développement de compétences en des projets de promotion locale de l’emploi, soutenus dans la méthodologie d’étude de cas. L’étude des résultats des projets s’appuie sur le concept de compétence. Dans les trois projets, se sont développés des compétences en valorisant les dimensions personnelle et sociale. Le projet À Medida s’est caractérisé par la forte dynamisation de toutes les dimensions, à l’exception de la dimension d’entreprise, en raison du pari dans la composante professionnelle de la formation pour enrichir la liaison entre les niveaux « savoir » et « faire ». Au projet Formart s’est observé un fort développement du niveau « savoir », et une dynamisation restreinte des niveaux « savoir-faire » et « faire » étant donné le pourcentage réduit de personnes intégrées dans le marché d’emploi après la formation. Le projet Le Cheile s’est caractérisé par la dynamisation intermédiaire des dimensions informative, professionnelle et informative- -professionnelle face au pourcentage élevé de personnes en formation qui ont réussi à appliquer professionnellement les connaissances acquises, bien qu’ elles aient démontré des difficultés dans la création de leur propre emploi.fra
dc.description.abstractIn this article we analyse competencies development in projects for local employment promotion, on the basis of case study methodology. Project results are studied on the basis of competence concept. In the three projects competencies were developed in order to enrich personal and social dimensions. À Medida project was characterized by strong dynamic of all dimensions, with the exception of enterprise dimension, in face of the focus in professional training in order to enrich both «knowledge» and «practising» levels. In Formart project we observed a strong development of «knowledge» level, and a restrict dynamic of «knowledge-practising» and «practising» levels due to the lower percentage of individuals integrated in employment market after professional training. Le Cheile project was characterized by intermediate information, professional and information-professional dimensions of competence concept, due to the higher percentage of individuals who applied professional training in their workplaces. However, the majority of these individuals demonstrated difficulties related with self-employment.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectindividual developmenteng
dc.subjectregional developmenteng
dc.subjectvocational trainingeng
dc.subjectdéveloppement individuelfra
dc.subjectdéveloppement régionalfra
dc.subjectformation professionnellefra
dc.subjectdesenvolvimento individualpor
dc.subjectdesenvolvimento regionalpor
dc.subjectformação profissionalpor
dc.titleDesenvolvimento de competências em projectos locais de promoção do empregopor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 44-1-
uc.publication.firstPage281-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage299-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume44por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_44-1_12-
uc.publication.orderno13-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4802/275868/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4802/275868/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12337034-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
18_-_desenvolvimento_de_competencias_em_projectos_locais_de_promocao_do_emprego.pdf280.71 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.