Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4803
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVaz-Rebelo, Maria da Piedade Pessoa-
dc.contributor.authorPessoa, Maria Teresa Ribeiro-
dc.contributor.authorBarreira, Carlos-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:27:35Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:20Z-
dc.date.available2012-06-14T15:27:35Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:20Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4803-
dc.description.abstractEste estudo visa uma caracterização e análise de concepções e práticas sobre o que é Ser Professor Universitário, procurando identificar os principais indicadores sobre a temática. Tem como referencial a consideração das múltiplas funções do docente universitário, que envolvem o ensino mas, também, a investigação e actividades de gestão, entre outras, e um modelo da complexidade da própria docência, onde se jogam elementos que vão das crenças, aos objectivos ou às práticas de ensino-aprendizagem. Neste contexto, elaborou-se um guião de entrevista semi-estruturada, que incidiu em temas fundamentais, nomeadamente na caracterização dos percursos e funções do professor universitário; nas concepções, intenções e práticas da docência universitária; nos aspectos positivos e negativos da concretização do processo de Bolonha; na caracterização dos modelos de formação e sugestões para o desenvolvimento profissional do docente universitário. Com base na análise de conteúdo dos dados obtidos foram identificados um conjunto de subcategorias e de indicadores que, apesar do carácter exploratório do estudo, constituem um contributo para a caracterização e análise da temática.por
dc.description.abstractCet étude est une description et une analyse de concepts et de pratiques sur la thématique Etre Professeur Universitaire, avec l’objectif d’identifier les principaux indicateurs sur la thématique. L’analyse développée a considérée les multiples fonctions du professeur universitaire, qui impliquent l’enseignement mais, également, des activités de recherche et de gestion, entre autres, et un modèle de la complexité de l’activité enseignante, où se jouent des croyances, des objectifs et des pratiques d’enseignement et d’apprentissage. On a produit un script pour un entretien semi-structuré, axé sur des questions clés, notamment la caractérisation des fonctions des professeurs universitaires, les conceptions, les intentions et les pratiques de l’enseignement, les aspects positifs et négatifs du processus de mise en oeuvre Bologne, la caractérisation de modèles de formation et des suggestions pour le développement professionnel des professeurs universitaires. Basé sur l’analyse du contenu, on a identifié un ensemble de sous-catégories et des indicateurs, lesquels, malgré le caractère exploratoire de l’étude, sont une contribution à la caractérisation et analyse de la thématique.fra
dc.description.abstractThis study aims to develop a description and analysis of concepts and practices concerning what it is ‘To Be a University Teacher’ and also to identify the main indicators on the topic. Theoretical considerations are centred on the multiple functions of a university teacher, which involve teaching but also research and management activities, and on the complexity of the teaching activity, including beliefs, intentions and teaching and learning practices. A script concerning a semi-structured interview was developed, focusing on key issues including the characterization of pathways and functions of university teachers, the concepts, intentions and practices of college teaching, the positive and negative aspects of the implementation of the Bologna reform, and the models of training and suggestions for professional development of academics. Based on content analysis of the data a set of subcategories and indicators was identified and established. Despite the exploratory nature of the study, it aims to be a contribution to the characterization and analysis of the subject and will provide a conceptual framework for further systematic research on this matter.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectuniversity professoreng
dc.subjectprofesseur d'universitéfra
dc.subjectprofessor universitáriopor
dc.titleSer professor universitário: estudo exploratório em torno de concepções e de práticaspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 44-1-
uc.publication.firstPage63-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage82-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume44por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_44-1_3-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4803/275872/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4803/275872/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12337116-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8_-_ser_professor_universitario-_estudo_exploratorio_em_torno_de_concepcoes_e_de_praticas.pdf285.41 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.