Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4826
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFonseca, Ana Rita-
dc.contributor.authorDamião, Maria Helena-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Augusta-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:33:17Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:22Z-
dc.date.available2012-06-14T15:33:17Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4826-
dc.description.abstractApresenta-se um estudo que incide na Inspecção no âmbito da Educação Pré- ‑Escolar, e como qual se procurou conhecer as percepções que os educadores de infância têm da função e da actuação desta entidade, mais concretamente ao nível da actividade Gestão Curricular e Integração de Alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º. Ciclo. Tal estudo, que recorreu predominantemente a uma abordagem quantitativa, apoiou-se num questionário construído para o efeito e envolveu 105 educadores de infância, de 15 Agrupamentos de Escolas intervencionados pela Inspecção. Os resultados obtidos revelam que, globalmente, estes docentes caracterizam a actuação da Inspecção como sendo predominantemente de Acompanhamento, valorizando, na actuação desta entidade, a atenção prestada aos documentos de Planificação da Acção Educativa e aos aspectos relativos à Gestão do Currículo. Contudo, denotam reservas relativamente à utilidade da informação disponibilizada no Relatório Síntese da Inspecção, no sentido da melhoria dos aspectos referidos.por
dc.description.abstractOn présente une étude sur l’Inspection dans l’Education Maternelle, en particulier, sur les perceptions que les enseignants de la Maternelle ont sur sa fonction et son activité, au niveau de la Gestion du Curriculum et de l’Intégration des Elèves de l’Education Maternelle et du Premier Cycle. L’étude suit une approche surtout quantitative, partant d’un questionnaire qui a été construit exprès et appliqué à 105 enseignants de 15 assemblages d’écoles des 5 niveaux d’enseignement, y compris la Maternelle, où l’Inspection a eu une intervention. Les résultats montrent que, globalement, ces enseignants caractérisent davantage l’actuation de l’Inspection comme d’Accompagnement, portant une valeur majeure à l'attention dédiée aux documents de Planification de l’Action Educative et concernant la Gestion du Curriculum. Il y a quand-même des doutes sur l’utilité de l’information rendue disponible, dans le Rapport synthèse de l’Inspection, pour l’amélioration de ces aspects.fra
dc.description.abstractThis study focuses on the performance of the Education Inspectors in nursery education, in particular on the nursery teachers perceptions of the role and activity of those Inspectors, specifically at the Management Development and Integration of Students for Nursery Education and Elementary School. Mainly in a quantitative approach, the study was based on a questionnaire that was built for this purpose and involved 105 nursery teachers from 15 schools groups with the intervention of the Education Inspectors.The results show that these teachers characterize the performance of the Education Inspectors predominantly as Monitoring, enhancing the attention given to planning documents and curriculum management. However, they question the usefulness of the information provided in the Summary Report of the Inspection for the improvement of the mentioned issues.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectnursery educationeng
dc.subjectsupervisioneng
dc.subjecteducation inspectioneng
dc.subjectperceptionseng
dc.subjecteducation maternellefra
dc.subjectsupervisionfra
dc.subjectinspection scolairefra
dc.subjectperceptionsfra
dc.subjecteducação de infânciapor
dc.subjectsupervisãopor
dc.subjectinspecção escolarpor
dc.subjectpercepçõespor
dc.titleFunção de acompanhamento da Inspecção-Geral da Educação: percepções de educadores de infânciapor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 44-2-
uc.publication.firstPage93-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage105-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume44por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_44-2_6-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4826/275892/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4826/275892/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12337626-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9_-_funcao_de_acompanhamento_da_inspeccao-geral_da_educacao-_percepcoes_de_educadores_de_infancia.pdf725.06 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.