Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4844
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dc.contributor.authorFerreira, Cristina-
dc.contributor.authorAlves, Paulo-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:38:11Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:25Z-
dc.date.available2012-06-14T15:38:11Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4844-
dc.description.abstractAs investigações desenvolvidas nas últimas décadas apontam a existência de correlações entre alguns dos traços da personalidade e o desempenho escolar (Farsides & Woodfield, 2003; Chamarro-Premuzic, Moutafi, & Furnham, 2005; Conard, 2006; Komarrajau, Karau, & Schemeck, 2009; Poropat, 2009). Têm sido comprovadas ligações bastante sólidas e estáveis entre vários indicadores de desempenho escolar e as características assumidas pelo sujeito. Neste encalço, motivados pelo interesse e proveito pedagógico que despoletam estas constatações empíricas, decidimos avançar com uma investigação que procurou conhecer a relação existente entre as características da personalidade dos alunos e os resultados escolares por estes obtidos. A partir do Perfil e Inventário de Personalidade de Gordon – GPP-I, avaliaramse três turmas do 12ºano de escolaridade, de áreas de formação distintas. Os resultados alcançados nesta investigação acompanham globalmente de perto as investigações anteriormente referenciadas. As características como a responsabilidade e prudência são significativas na obtenção de bons resultados, na medida em que quanto maiores forem os níveis de responsabilidade e prudência melhores se revelam os resultados escolares.por
dc.description.abstractLes investigations développées ces dernières dix années, démontrent l’existence de corrélation entre certains traits de personnalité et les performances scolaires (Farsides et Woodfield, 2003, Chamarro-Premuzic, Moutafi et Furnham, 2005, Conard, 2006, Komarraju, Karau et Schemeck, 2009, Poropat, 2009). Il eut des preuves de liens très forts et stables entre différents indicateurs du rendement scolaires et les caractéristiques assumées par le sujet. Dans cette quête motivée par l’intérêt et l’avantage pédagogique, qui déclenchent des résultats empiriques, nous avons décidé d’avancer avec les investigations, afin de chercher à connaitre la relation existante entre les caractéristiques de personnalité des élèves et les résultats scolaires obtenus par ceux-ci. A partir du Profil et de l’Inventaire de Personnalité de Gordon – GPP-I, nous avons évalué trois classe du 12ºannée de scolarité, dans les domaines de formation distinctes. Les résultats obtenus dans cette recherche accompagnent, généralement, de prêt les investigations mentionnées précédemment. Les caractéristiques comme la responsabilité et la prudence sont des caractéristiques significatives, dans l’obtention de bons résultats, dans la mesure où plus les niveaux élèves de responsabilité et de prudence se relèveront de meilleurs résultats scolaires.fra
dc.description.abstractThe researches that have been made at the last decades show relationships among various personality traits and academic performance (Farsides e Woodfield, 2003; Chamarro-Premuzic, Moutafi e Furnham, 2005; Conard, 2006; Komarrajau, Karau e Schemeck, 2009; Poropat; 2009). Solid and stable links between some school performance indicators and the characteristics assumed by the subject have been supported. Therefore, motivated by the interest and educational benefit that trigger these empirical findings, we proceeded with an investigation that sought to understand the relationship between personality characteristics of students and their school results. From the Gordon Personal Profile-Inventory - GPP-I, three classes of 12th grade, in different training areas, were evaluated. Generally, the results achieved in this research strictly follow the investigations previously referenced. Characteristics such as responsibility and prudence are significant features in order to attain good results, as the higher levels of responsibility and prudence lead to improved scholar outcomes.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectpersonalityeng
dc.subjectschool marks (or school results)eng
dc.subjectadolescenceeng
dc.subjectpersonnalitéfra
dc.subjectrésultats scolairesfra
dc.subjectadolescencefra
dc.subjectpersonalidadepor
dc.subjectresultados escolarespor
dc.subjectadolescênciapor
dc.titleA personalidade e os resultados escolarespor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 45-1-
uc.publication.firstPage79-
uc.publication.lastPage92-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume45por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_45-1_5-
uc.publication.orderno5-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4844/275944/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4844/275944/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12338651-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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