Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4846
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dc.contributor.authorBayma-Freire, Hilda-
dc.contributor.authorMachado, Teresa Sousa-
dc.contributor.authorRoazzi, António-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:38:11Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:26Z-
dc.date.available2012-06-14T15:38:11Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:26Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4846-
dc.description.abstractA estrutura familiar e nível socioeconómico podem tornar-se factores significativos para o desempenho escolar dos jovens, agindo indirectamente através das práticas educativas e oportunidades de opção por uma educação mais exigente. Tal é particularmente notório em países onde existem clivagens marcadas entre grupos sociais. O objectivo deste estudo é analisar as relações entre diferentes tipologias familiares de classe desfavorecida do Recife (Brasil) e o tipo de relação do pai e da mãe com os filhos em adolescentes que abandonaram a escola. Analisou-se o envolvimento dos pais (pai e mãe), segundo a percepção dos responsáveis escolares, no dia-a-dia da vida escolar de 504 alunos (entre os 15 e 17 anos) e sua relação com o abandono escolar dos filhos. Os resultados apontam que o pai (seja em famílias monoparentais, reconstruídas, ou de pai ausente), tende a apresentar um relacionamento de indiferença relativamente à vida escolar dos filhos. Esta atitude apresenta associações significativas com a estrutura familiar destes adolescentes que abandonaram os estudos. A atitude da mãe face à escola surge como calorosa/ apoiante (na maioria dos casos), apresentando também relações significativas com a estrutura da família. O abandono no ensino médio público (equivalente ao ensino secundário em Portugal) nas classes desfavorecidas brasileiras é um problema grave, de dimensões e repercussões preocupantes.por
dc.description.abstractL’influence de la famille tout au long du développement se répercute aussi dans la performance scolaire des fils et, particulièrement, dans l’attitude globale qu’ils auront face à l’école. L’effet, indirect, du niveau socio-économique et culturel des parents, sur les pratiques éducatives et les exigences placées aux enfants, sera modéré pour des divers facteurs tout au long du parcourt scolaire des jeunes. Cette étude analyse les relations entre l’engagement des parents des classes défavorisées du Recife (Brésil) et l’abandon scolaire de leurs fils adolescents. L’échantillon se compose des parents de 504 élèves (âgés de 15 à 17 ans) qui ont abandonné les études secondaires. L’attitude absente/manque du Père (le même pour la Mère) dans la vie scolaire, et la typologie de la famille présentent des associations significatives. Il faut dire que l’abandon scolaire chez les jeunes pauvres du Brésil est encore trop significatif, étant un grave problème social.fra
dc.description.abstractThe family structure and socioeconomic level may be a significant variable in scholastic behavior and achievement, acting through parental practices and educational opportunities to incentive and choose a more demanding education. This is particularly noticeable in countries with marked gaps between social levels. The main aim of this study is to analyze the relationship between family structure from disadvantaged level in Recife (Brazil) and dropout of their teenage children. We analyzed the relationship between involvement of parents (father and mother), of 504 students (15 to 17 years), in daily school activities and their dropout, accordingly with the school managers’ perception. The data suggest that the father (whether in single-parent families, reconstructed, or absent father) tend to have a indifferent attitude about school life of their children. This attitude has significant associations with family structure. Mother attitude toward school life tend to be warm/supportive and is related to family structure too. Dropout in public high schools (equivalent to secondary school in Portugal) in the disadvantaged classes in Brazil is a serious problem, of alarming dimensions and repercussions.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectdropouteng
dc.subjectadolescentseng
dc.subjectfamilyeng
dc.subjectBrazileng
dc.subjectdécrochage scolairefra
dc.subjectadolescentsfra
dc.subjectfamillefra
dc.subjectBrésilfra
dc.subjectabandono escolarpor
dc.subjectadolescentespor
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectBrasilpor
dc.titleAbandono escolar em adolescentes brasileiros do ensino público: estudo de variáveis familiarespor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 45-1-
uc.publication.firstPage25-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage38-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume45por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_45-1_2-
uc.publication.orderno2-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4846/275956/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4846/275956/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12338882-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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