Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4847
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dc.contributor.authorBica, José Manuel Brito Pires-
dc.contributor.authorSousa, Fernando Cardoso de-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T15:38:11Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:26Z-
dc.date.available2012-06-14T15:38:11Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:26Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/4847-
dc.description.abstractNeste artigo procura-se confrontar os rankings oficiais das escolas secundárias do Algarve com a qualidade percebida pelos professores e alunos, tendo sido comparadas as três escolas secundárias do Algarve mais bem classificadas com as três menos bem classificadas. O método das grelhas de reportório permitiu elaborar um questionário organizado em dois factores de qualidade, gestão e integração, que foi aplicado a uma amostra de 497 alunos e 174 professores, concluindo-se que os rankings não eram confirmados pela percepção de qualidade que os alunos e os professores tinham deles. Foi também possível, a partir da análise factorial de correspondências das entrevistas realizadas, conceber um perfil da escola com qualidade e de uma com pouca qualidade. Estes resultados, se bem que careçam de maior generalização, vêm comprovar a situação de injustiça na utilização dos rankings como indicadores de qualidade das escolas.por
dc.description.abstractDans cet article on cherche de prouver que les rankings officiels des écoles secondaires de L’Algarve ne sont pas confirmés par la qualité perçue par enseignants et éléves, en comparant les trois écoles secondaires de L’Algarve miex califiés, avec les trois pire califiés. La metode du repertoire des grilles de Kelly a permis d’élaborer une enquête organizée en deux facteurs de qualité, gestión et integración, qui a été apliquée a un échantillon de 497 éléves et 174 enseignants, en nous permetant de concluire que les rankings n’étaient pas confirmés par la percepción de qualité que les éléves et enseignants availlent de ses écoles. Il a aussi été possible, a partir de l’analise factorielle de correspondances des entretiens executés, de designer un profil de l’école avec qualité et d’une avec peu de qualité. Ces resultads, si bien qu’en avant besoin d’une plus grand generalization, viennent comprover la situation d’injustice dans l’utilizations des rankings comme indicateurs de la qualité des écoles.fra
dc.description.abstractThis article aims at demonstrating that the rankings of the secondary schools of the Algarve are not confirmed by the perception of quality of their teachers and students. After selecting the three better positioned and the three in the last positions, we used Kelly’s repertory grids to build a two-factor questionnaire, integration and management, which was administered to a sample of 497 students and 174 teachers of the six selected schools. Results indicated that the rankings were not confirmed by the perception of quality by the teachers and students. It was also possible to draw a profile of a school with quality and of a school with poor quality, based on the correspondence factor analysis made to the interviews of teachers and students. These results, although needing a more inclusive investigation, called the attention to the unjust situations the rankings might create when used as a sole indicator to evaluate the quality of schools.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectschool qualityeng
dc.subjectKelly`s gridseng
dc.subjectschool managementeng
dc.subjectschool integrationeng
dc.subjectqualité dans les écolesfra
dc.subjectgrilles de Kellyfra
dc.subjectgestion scolairefra
dc.subjectintégration scolairefra
dc.subjectqualidade nas escolaspor
dc.subjectgrades de Kellypor
dc.subjectgestão escolarpor
dc.subjectintegração escolarpor
dc.titleRankings e qualidade percebida nas escolas secundárias do Algarvepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 45-1-
uc.publication.firstPage93-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage109-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume45por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_45-1_6-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/4847/275960/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/4847/275960/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12338948-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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