Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/4850
Title: As actividades de enriquecimento curricular (AEC) e o comportamento problemático dos alunos
Authors: Santos, Paulo
Oliveira, Albertina L.
Festas, Maria Isabel
Keywords: problematic behaviours;elementary education (1st cycle);programme d’enrichissement du curriculum (AEC);comportements problématiques;1er cycle de l’enseignement public;actividades de enriquecimento curricular;comportamentos problemáticos;1º ciclo do ensino básico
Issue Date: 2011
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente estudo pretendeu investigar as possíveis influências que as actividades de enriquecimento curricular do 1.º ciclo do ensino básico (AEC) exercem sobre os alunos que as frequentam, em particular ao nível dos comportamentos problemáticos que aqueles pudessem apresentar. Para o efeito, delineou-se uma investigação quantitativa com um plano não experimental, comparativo-causal, com dois grupos independentes. A amostra envolveu 200 alunos (100 em cada grupo) de onze escolas da rede pública do Município de Coimbra, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, representando cinco dos nove agrupamentos existentes no 1.º ciclo do ensino básico. Os resultados obtidos, depois de controladas diversas variáveis, permitem estabelecer associações significativas entre a frequência das AEC da rede pública e uma maior incidência de comportamentos problemáticos nos alunos.
Cette étude vise à étudier la possible influence du Programme d’Enrichissement du Curriculum (AEC) au niveau du 1er cycle de l’enseignement sur les élèves qui ont fréquenté les écoles publiques de la ville de Coimbra, en particulier sur leurs comportements problématiques. Pour atteindre ce but, nous avons développé une recherche quantitative, avec un plan non expérimental à groupe de critère - a posteriori. L’échantillon était composé par 200 étudiants (100 dans chaque groupe) âgés entre 6 et 11 ans, appartenant à onze écoles de la région de Coimbra, représentant cinq des neuf groupes d’institutions d’enseignement existant à ce niveau. Les principaux résultats obtenus, après avoir contrôlé les variables sociodémographiques, permettent d’établir des associations significatives entre la fréquence de l’AEC par les élèves des écoles publiques et une incidence plus élevée de comportements problématiques.
The present paper aims to study the influence of the Curricular Enrichment Activities (AEC) on the students attending the first cycle of basic education in the Coimbra region, namely on the problematic behaviours that they might present. Thus, we developed a quantitative research, with a causal comparative design – ex post facto – with two independent groups. The sample envolves 200 students (100 in each group) with ages ranging from 6 to 11 years old, representing five out of the 9 school groupings existing in the first cycle of the basic level of education. The main results obtained, after controlling for several sociodemographic variables, allowed the establishment of a significant relationship between the frequency of the above mentioned activities in Coimbra public schools, and a higher incidence of problematic behaviours.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/4850
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_45-1_4
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

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