Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5305
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBallester Brage, Luis-
dc.contributor.authorColom Cañellas, Antoni J.-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T16:18:38Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:28Z-
dc.date.available2012-06-14T16:18:38Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/5305-
dc.description.abstractNeste artigo é feita uma abordagem relativa ao que pode realmente ser denominado de pedagogia digital, avançando de seguida para a análise de algumas das suas contribuições, como a que é agora a lógica difusa, a base matemática da digitalização e também uma grande parte da informática. Começando por aqui, estudamos os factores ou características determinantes deste tipo de pedagogia, tal como os sistemas especializados, os mundos virtuais, a complexidade, a reestruturação cognitiva, a tecnocultura, a inovação do conhecimento e, em resumo, o novo conceito de conhecimento. Finalmente, são analisadas algumas das estratégias típicas da pedagogia digital.por
dc.description.abstractDans cet article, une approche est faite concernant ce qui peut être appelée la pédagogie numérique, puis certaines de ses contributions sont analysées, telles que la logique floue, les bases mathématiques de la numérisation et aussi une grande partie de l’informatique. A partir de là, nous étudions les facteurs déterminants ou les caractéristiques de ce type de pédagogie comme les systèmes experts, les mondes virtuels, la complexité, la restructuration cognitive, la technoculture, l’innovation de la connaissance et, en bref, le nouveau concept de la connaissance. Et pour terminer, sont analysées certaines stratégies typiques de la pédagogie numérique.fra
dc.description.abstractIn this article an approach is made towards what can indeed be called digital pedagogy, going on afterwards to analyze some of its contributions such as what is now fuzzy logic, the mathematical basis of digitalization and also a big part of computer science. Beginning here we study the determining factors or characteristics of this type of pedagogy such as expert systems, virtual worlds, complexity, cognitive restructuring, techno-culture, the innovation of knowledge and in short, the new concept of knowledge. Lastly some of the typical strategies of digital pedagogy are analyzed.eng
dc.language.isospa-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectdigital pedagogyeng
dc.subjectexpert systems and educationeng
dc.subjectfuzzy logic and educationeng
dc.subjectvirtuality and educationeng
dc.subjectpédagogie numériquefra
dc.subjectsystèmes experts et éducationfra
dc.subjectlogique floue et éducationfra
dc.subjectvirtualité et éducation.fra
dc.subjectpedagogia digitalpor
dc.subjectsistemas especializados e educaçãopor
dc.subjectlógica difusa e educaçãopor
dc.subjectvirtualidade e educaçãopor
dc.titleDigitalización y tecnología educativa (digitalization and educational technology)spa
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia extra-série 2011-
uc.publication.firstPage95-
uc.publication.lastPage112-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volumeExtra-sériepor
uc.publication.orderno9-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5305/275992/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5305/275992/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12339442-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
14_-_digitalizacion_y_tecnologia_educativa.pdf248.86 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.