Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5309
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipe-
dc.contributor.authorGuimarães, Armando Rui-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T16:18:39Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:27:30Z-
dc.date.available2012-06-14T16:18:39Z
dc.date.available2020-10-06T20:27:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/5309-
dc.description.abstractA partir de textos de João Boavida sobre a didáctica da filosofia, reconhecemos o seu valor, a importância e a razoabilidade dos seus comentários e propostas para tornar o «ensinar a filosofar» uma actividade não só verdadeiramente filosófica como pedagogicamente rica e entusiasmante. Como proposta e reforço das suas reflexões, consideramos que uma abordagem do «ensinar a filosofar» através da recuperação da imaginação na actividade filosófica pode ser uma das vias mais poderosas e eficazes.por
dc.description.abstractCe document aborde la croisée des chemins dans laquelle se trouve l'enseignant de ce siècle due aux circonstances entourant le rôle pedagogique. Cette question est développée, d'un côté, montrant quelques-unes des exigences que la société exige de l'enseignant et, d'autre part, décrivant les dimensions de base qui définissent l'outil avec lequel l'enseignant répond: la formation. Le text conclut en notant quelques pistes pour l'avance de la recherche et la formation sur l'enseignement: la gestion de l'espace et le temps.fra
dc.description.abstractThis paper approaches the crossroads where is the teacher of this century due to the circumstances surrounding the teaching. This question is developed, on the one hand, showing some of the demands that society requires the teacher and, on the other hand, describing the basic dimensions that define the tool with which the teacher answers: the training. As a conclusion, the paper finish pointing some of the ways to advance research and training about teaching: the management of space and time.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectdidactique de la philosophieeng
dc.subjectenseigner à philosophereng
dc.subjectphilosophiefra
dc.subjectenseignementfra
dc.subjectpédagogiefra
dc.subjectimaginationfra
dc.subjectfilosofiapor
dc.subjectpedagogiapor
dc.subjectimaginaçãopor
dc.subjectdidáctica da filosofiapor
dc.subjectensinar a filosofarpor
dc.titleA imaginação nos braços de Vénus de Milopor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia extra-série 2011-
uc.publication.firstPage69-
uc.publication.lastPage80-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volumeExtra-sériepor
uc.publication.orderno7-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5309/276012/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5309/276012/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12339765-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
12_-_a_imaginacao_nos_bracos_de_venus_de_milo.pdf222.59 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.