Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5328
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPessoa, Maria Teresa Ribeiro-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T16:18:41Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:26:36Z-
dc.date.available2012-06-14T16:18:41Z
dc.date.available2020-10-06T20:26:36Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/5328-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objectivo analisar os diferentes contributos teóricos do construtivismo e, em especial, da Teoria da Flexibilidade Cognitiva de R. Spiro, nos processos de aprendizagem do ensino superior e estabelecer as implicações de tais concepções na pedagogia universitária. Tal discussão ganha relevância no contexto das actuais reorganizações das universidades. Questiona-se como se aprende e como se ensina. Neste sentido, o texto discute contributos da teoria da flexibilidade cognitiva. A partir desta teorização são analisadas algumas estratégias pedagógicas necessárias à construção compartilhada de significações em contextos de complexidade.por
dc.description.abstractL'objectif de ce travail est d'analyser des différentes contributions théoriques du constructivisme concernant des processus d'apprentissage ainsi que d'établir les articulations entre ces conceptions et la pratique pédagogique dans l'enseignement supérieur. Ce débat gagne pertinence dans le contexte des actuels réaménagements des universités et de ses pratiques. Il est mis en question ce que l'on apprend et ce qui est enseigné. Le texte discute des contributions de la théorie de la flexibilité cognitive de R. Spiro. A partir de ces théorisations il est mis en analyse quelques stratégies pédagogiques comme possibilités de construction partagée de significations dans le contexte de la complexité.fra
dc.description.abstractThis paper aims to analyse the constructivism theoretical contribution to learning processes and establish the links between these theoretical concepts and teaching practice in higher education. This discussion becomes relevant in the context of the actual practices of universities. It questions how we learn and how we teach.. Thus, the paper discusses the contributions of the cognitive flexibility theory of R. Spiro. Based on this theory we discuss various teaching strategies as offering the potential for shared construction of meanings in contexts of complexity.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjecthigher educationeng
dc.subjectlearningeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectcognitive flexibility theoryeng
dc.subjectl'enseignment supérieurfra
dc.subjectl'apprentissagefra
dc.subjectl'enseignmentfra
dc.subjectla theorie de la flexibilité cognitivefra
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjectaprenderpor
dc.subjectensinarpor
dc.subjectteoria da flexibilidade cognitivapor
dc.titleAprender e ensinar no ensino superior: contributos da teoria da flexibilidade cognitivapor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia extra-série 2011-
uc.publication.firstPage347-
uc.publication.lastPage356-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volumeExtra-sériepor
uc.publication.orderno28-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5328/275430/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5328/275430/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12328783-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
33_-_aprender_e_ensinar_no_ensino_superior_-_contributos_da_teoria_da_flexibilidade_cognitiva.pdf213.55 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.