Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5334
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReimão, Cassiano-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T16:18:42Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:26:37Z-
dc.date.available2012-06-14T16:18:42Z
dc.date.available2020-10-06T20:26:37Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/5334-
dc.description.abstractA situação do mundo em que, hoje, a escola e os sistemas educativos estão inseridos, convida-nos a um questionamento filosófico e ético radical; a reflexão filosófica exerce, aqui, uma missão decisiva de mediação, visível nas escolhas éticas a efectuar; à reflexão ética compete encorajar o respeito pela dignidade humana, pelas responsabilidades humanas e pelos direitos do homem, como elementos-chave em todo o projecto educativo.por
dc.description.abstractLa situation du monde où, aujoud´hui, l´école et les systèmes éducatifs sont insérés, nous invite à un questionnement philosophique et éthique radical; la réflexion philosophique exerce, ici, une mission décisive de médiation, visible dans les choix éthiques à réaliser; il appartient à la réfléxion éthique d´encourager le respect de la dignité humaine, des responsabilités humaines et des droits de l´homme, comme éléments-clef dans tout le projet éducatif.fra
dc.description.abstractNowadays, the world framework of the school and the educational systems leads us to take a philosophical and radical ethical stand. The philosophical discussion plays a decisive role of mediation, shown in ethical decisions; it is up to the ethical thought to encourage the respect for human dignity, for human responsibilities and for human rights, pinpointing key elements throughout the educational project.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectphilosophyeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectschooleng
dc.subjectethicseng
dc.subjectvalueeng
dc.subjectmediationeng
dc.subjectintersubjectivityeng
dc.subjectpedagogical relationshipeng
dc.subjecthuman dignityeng
dc.subjectphilosophiefra
dc.subjectéducationfra
dc.subjectécolefra
dc.subjectéthiquefra
dc.subjectvaleurfra
dc.subjectmédiationfra
dc.subjectintersubjectivitéfra
dc.subjectrélation pédagogiquefra
dc.subjectdignité humainefra
dc.subjectfilosofiapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectescolapor
dc.subjectvalorpor
dc.subjectmediaçãopor
dc.subjectintersubjectividadepor
dc.subjectrelação pedagógicapor
dc.subjectdignidade humanapor
dc.titlePara uma filosofia da educação: a filosofia como mediação nas escolhas éticas em educaçãopor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia extra-série 2011-
uc.publication.firstPage373-
uc.publication.lastPage383-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volumeExtra-sériepor
uc.publication.orderno30-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5334/275454/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5334/275454/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12329045-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
35_-_para_uma_filosofia_da_educacao_a_filosofia_como_mediacao_nas_escolhas_eticas_em_educacao.pdf227.05 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.