Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5345
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNunes, Terezinha-
dc.contributor.authorBryant, Peter-
dc.contributor.authorEvans, Deborah-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-06-14T16:26:07Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:26:41Z-
dc.date.available2012-06-14T16:26:07Z
dc.date.available2020-10-06T20:26:41Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/5345-
dc.descriptionNúmero conjunto comemorativo dos 30 anos da FPCEUC-
dc.description.abstractPartindo do princípio que o vocabulário das crianças é fundamental para a comunicação e a compreensão de textos escritos e para o sucesso escolar como um todo, este trabalho visa estudar um dos factores cognitivos que podem influenciar a aprendizagem de vocabulário pelas crianças – concretamente, a consciência morfológica. Os autores crêem que este conhecimento pode ser crucial para o desenvolvimento de métodos de promoção do desenvolvimento do vocabulário das crianças. O estudo que aqui se reporta demonstra que a consciência morfológica contribui para a capacidade de memorização de histórias e estímulos escritos, muito para além do papel que pode atribuir-se, nessa capacidade, às competências fonológicas dos indivíduos. A investigação conclui pela mais valia do desenvolvimento de competências morfológicas das crianças, mais ainda que as análogas competências em ortografia, como forma de promoção do alargamento do seu vocabulário.por
dc.description.abstractAssuming that children’s vocabulary is crucial to their ability to communicate and their comprehension of written text and thus to their general academic achievement, this study aimed to investigate one of the cognitive factors that might affect children’s vocabulary learning – namely, morphological awareness. The authors think that this knowledge can guide researchers and teachers in the development of methods to promote children’s vocabulary growth. This study showed that morphological awareness contributes to children’s ability to remember novel, word-like stimuli, above and beyond the contribution of children’s phonological skills. This investigation brings a new result that demonstrates that children’s awareness of morphemes might influence more than their mastery of orthography and thus adds to the good reasons already known to nurture children’s awareness of morphemes in school.eng
dc.language.isoeng-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectmorphological knowledgeeng
dc.subjectmorphemeseng
dc.subjectchildren’s vocabulary learningeng
dc.subjectconhecimento morfológicopor
dc.subjectmorfemaspor
dc.subjectaprendizagem de vocabulário pelas criançaspor
dc.titleMorphological knowledge and learning new wordseng
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia Psychologica-30 anos 2010-
uc.publication.firstPage67-
uc.publication.lastPage74-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volumeComemorativo 30 Anospor
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5345/275500/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5345/275500/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12329618-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9_-_morphological_knowledge_and_learning_new_words.pdf484.88 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.