Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5347
Title: Atendimento psicológico a populações de baixa renda: onsiderações acerca do interjogo cultura e subjetividade
Authors: Vilhena, Junia de
Novaes, Joana de Vilhena
Bittencourt, Maria Inês Garcia de Freitas
Keywords: culture;social apartheid;psychological distress;psychoanalysis;cultura;apartação social;sofrimento psíquico;psicanálise
Issue Date: 2010
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: A clínica psicanalítica com populações de baixa-renda constitui-se como um campo novo de trabalho e de pesquisa. A Psicanálise, pelo menos no Brasil, é, freqüentemente, acusada de ser ineficaz no tocante a este tipo de atendimento, sendo um dos seus mais instigantes desafios sua inserção na realidade brasileira, marcada por imensa apartação social. O presente trabalho tem como objetivo discutir o atendimento psicanalítico a populações de baixa renda, tomando como eixo de reflexão a indissociabilidade entre o singular do sujeito e o universal da cultura, aqui tematizada como um dos fundamentos de nosso dispositivo clínico na busca da compreensão do sujeito que sofre. Discutimos, ainda, como a psicanálise nos dá as ferramentas apropriadas, sobretudo, quando estabelecemos um diálogo com outros campos do saber.
Clinical work in psychoanalysis carried out with low-income communities is a new field in both work and research and, at least in Brazil, the endeavor has been accused of being ineffective for poorer sectors of the population. One of its most exciting challenge is the role played by the Brazilian reality, marked by a huge social apartheid. This paper aims to discuss the psychoanalytic treatment with low-income populations, focusing at the inseparability between the singular and the universal, here thematized as a cornerstone of our clinical device in the search for understanding psychological distress. We will also show how psychoanalysis does truly provide appropriate tools for establishing such a multidisciplinary approach.
Description: Número conjunto comemorativo dos 30 anos da FPCEUC
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/5347
ISSN: 1647-8614
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.