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https://hdl.handle.net/10316.2/5348
Title: | Motor programming disrupts verbal maintenance | Authors: | Portrat, Sophie Camos, Valérie Barrouillet, Pierre |
Keywords: | cognitive control;motor programming;working memory;domain-general interference;controlo cognitivo;programação motora;memória de trabalho;interferência geral | Issue Date: | 2010 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | A organização funcional do córtex pré-frontal (PFC) das regiões anterior
para a posterior, reflecte a hierarquia do controle cognitivo tal como as
sub-regiões anteriores se associam progressivamente em rede de controle
de ordem superior. Este estudo pretende trazer prova comportamental para
duas previsões acerca do modelo de cascata. Em primeiro lugar, mesmo as
áreas mais baixas da hierarquia de controle cognitivo, i.e., a programação
motora, devem interferir com processos superiormente controlados tais como
a preservação de informação na memória de trabalho. Em segundo lugar, este
efeito disruptivo deverá ser proporcional ao tempo durante o qual o controle
é necessário. Numa tarefa desenhada com o auxílio de computador, aos
indivíduos, adultos, era pedido que retivessem informação escrita (letras)
ao mesmo tempo que realizavam uma segunda tarefa. As exigências desta
segunda tarefa definiam-se ou na fase de selecção ou na fase de programação
motora para a preparação da resposta. Os resultados mostram que a
manipulação, tanto numa fase como na outra, provocam efeitos negativos na
memória verbal e que esse efeito é proporcional ao tempo extra durante o
qual se processa o controle cognitivo quer para a selecção da resposta quer
para a programação motora necessária à situação. The functional organization of the PFC from anterior to posterior regions reflects a hierarchy of cognitive control whereby progressively anterior subregions are associated with higher-order control. The present study aimed at providing behavioral evidence for two predictions issuing from this cascade model. First, even the lower-most sub-part of the cognitive control hierarchy, i.e. motor programming, should interfere with higher controlled processes such as maintenance in working memory. Second, this effect should be commensurate with the time during which control is required. In a computer-paced complex span task, adults had to maintain letters while they performed a secondary task. The demand imposed by this task was manipulated either at the selection or at the motor pace programming stage of response preparation. Results revealed that both manipulations have a disruptive effect on verbal memory, and that this effect is commensurate with the extra-time during which response selection and motor programming require cognitive control. |
Description: | Número conjunto comemorativo dos 30 anos da FPCEUC | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/5348 | ISSN: | 1647-8614 |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
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