Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5548
Title: Aprendizagem e(m) colaboração: reflexões sobre um projeto de intervenção/formação numa EB 2/3
Authors: Forte, Ana
Flores, Maria Assunção
Keywords: Professional development;Collaboration;Learning in the workplace;Développement professionnel;Collaboration;Apprentissage dans le contexte de travail;Desenvolvimento profissional;Práticas colaborativas;Aprendizagem em contexto de trabalho
Issue Date: 2011
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Neste artigo apresentamos dados relativos ao design, implementação e avaliação de um projeto de intervenção/formação “Aprendizagem e(m) Colaboração” desenvolvido numa EB2/3, situada no Norte de Portugal. Tratou-se de um projeto de formação e reflexão conjunta sobre processos de desenvolvimento profissional (DP) e práticas colaborativas, no âmbito de um estudo mais vasto, ao longo de um conjunto de sessões que decorreram entre outubro de 2008 e maio 2009. Embora tenha tido por base um design flexível, o projeto de intervenção/formação teve como objetivos: i) analisar as oportunidades de aprendizagem no contexto de trabalho; ii) promover a reflexão sobre o desenvolvimento profissional dos professores quer numa perspetiva individual, quer enquanto membros de uma comunidade/ organização; iii) refletir sobre a colaboração, suas potencialidades e constrangimentos no contexto de trabalho; iv) potenciar e criar espaços de partilha e aprendizagem no seio dos departamentos; v) promover uma experiência de colaboração com um grupo de professores. Os resultados sugerem que os contextos escolares não têm proporcionado as melhores condições para o DP dos professores e para o desenvolvimento de práticas de colaboração. Neste sentido, torna-se premente construir projetos de formação em contexto escolar para a colaboração e para a promoção nas escolas de espaços e culturas colaborativas com vista a um DP mais efetivo e eficaz, como resposta aos desafios da docência do séc. XXI.
Dans cet article on présente des données sur le design, implémentation et évaluation d’un projet de formation/intervention «Apprentissage et collaboration » qui a été développé dans une école située au nord du Portugal. It s’agit d’un projet de formation et réflexion sur le processus de développement professionnel et de collaboration dans le contexte d’une étude plus vaste pendant des sessions que ont eu lieu dès octobre 2008 à mai 2009. Le projet a suivi un design flexible, mais les objectives ont été les suivants: i) analyser les opportunités d’apprentissage dans le contexte de travail; ii) promouvoir la réflexion sur le développement professionnel des enseignants soit dans une perspective individuelle, soit dans une perspective collective en tant que membres d’une communauté/organisation; iii) réfléchir sur la collaboration, ses potentialités and ses limitations dans le contexte de travail; iv) créer et maintenir des espaces de partage et d’ apprentissage dans les départements; v) promouvoir une expérience de collaboration avec un groupe d’enseignants. Les résultats suggèrent que les contextes de travail n’ont pas les meilleures conditions pour le développement professionnel des enseignants et pour de développement de la collaboration. C’est pourquoi il faut construire des projets de formation dans le contexte de travail pour promouvoir une culture de collaboration pour promouvoir un développement professionnel plus efficace et effective comme réponse aux défis de l’enseignement au XXIème siècle.
This paper reports on data from an intervention/training project “Learning and Collaboration” that was developed in a school located in northern Portugal. It was a training project based upon a joint reflection on the process of professional development and collaborative practice. It was developed within the context of a broader piece of research which has included a number of sessions that took place between October 2008 and May 2009. Its design was flexible but its main goals were: i) to analyse learning opportunities at the workplace; ii) to promote reflection on teacher professional development at an individual level and at the level of the community/organisation; iii) to reflect on collaboration, its potential and constraints at the workplace; iv) to enhance opportunities for sharing and learning within the departments; v) to promote a collaborative experience with a group of teachers. Findings suggest that school contexts have not yet provided the best conditions for teacher professional development and collaborative work. Thus, it is essential to develop training projects at school in order to enhance collaboration and to promote opportunities and collaborative cultures within the view of a more effective and efficient professional development in order to meet the challenges of teaching in the 21st century.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/5548
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_45-2_5
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
05_aprendizagem_e_m__colabora__o....pdf319.8 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.