Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/5554
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamos, Ludovina Almeida-
dc.contributor.authorPaixão, Maria Paula-
dc.contributor.authorSimões, Maria de Fátima-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2012-09-11T17:49:22Z
dc.date.accessioned2020-10-06T20:26:45Z-
dc.date.available2012-09-11T17:49:22Z
dc.date.available2020-10-06T20:26:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/5554-
dc.description.abstractNo presente artigo procedemos à apresentação do Modelo Integrativo do Bem-estar Psicológico, conceptualização explicativa exploratória do bem-estar psicológico que decorre da intersecção de duas abordagens: a Teoria da Auto-Determinação (SDT), de Deci e Ryan e a Teoria-Sóciocognitiva de Carreira (e o Modelo Normativo do Bem-Estar Subjectivo, em particular), de Lent e colaboradores. O Modelo Integrativo em questão pretende avançar com uma proposta de explicação e integração dos principais mecanismos (sóciocognitivos) e variáveis (motivacionais) que contribuem para o bem-estar psicológico, nomeadamente através: a) da sistematização dos aspectos conceptuais do bem-estar e das relações que se estabelecem entre as variáveis com ele relacionadas; b) da descrição e compreensão do papel dos mecanismos sóciocognitivos e da satisfação das necessidades básicas do ser humano (autonomia, competência e vínculo) na satisfação global com a vida; c) do entendimento do modo como as variáveis organísmicas e contextuais actuam na satisfação num dado domínio de vida, em particular (e.g., académico), e na percepção de desenvolvimento e crescimento pessoais, em geral.por
dc.description.abstractAvec cet article nous présentons le Modèle Integratif du Bien-être Psychologique, conceptualization explicative exploratoire du bien-êntre psychologique qui découle de deux approches: La Théorie de l’Auto-Determination (SDT) de Deci e Ryan et la Théorie-Sociocognitive de Carrière (et le Modèle Normatif du Bien-Être subjectif, en particulier), de Lent et colaborateurs. Le Modèle Integratif en question a le but d’ avancer avec l´explication et intégration des principaux mécanismes (sociocognitifs) et variables (motivationnelles) qui contribuent pour le bien être psychologique, notamment à travers: a) la systhematization des aspects conceptuels du bien être et des relations entre les variables; b) la description et la compréhension du role des mécanismes sociocognitifs et de la satisfaction des besoins basiques de l´être humain (autonomie, compétence, et vinculation) dans la satisfaction globale avec la vie; c) la comprehension de la forme comment les variables organimiques et contextuelles agissent dans un certain domaine de la vie, en particulier et dans la perception du development et de la croissance personels, en general.fra
dc.description.abstractIn this paper we undertook an introductory presentation of the Integrative Model of Psychological Well-being, a theoretical formulation that results from the intersection of two major approaches: the Self-Determination Theory (SDT) of Deci and Ryan, and the Social Cognitive Career Theory (namely the Normative Model of Subjective Well-Being) of Lent and colleagues. The main aim of our proposal is to: a) present the motivational variables and sociocognitive mechanisms related to psychological well- being; b) identify and clarify the impact of sociocognitive mechanisms and basic human needs (autonomy, competence and relatedness) in overall satisfaction with life; c) understand how the organismic and contextual variables act to satisfy a given field of life (e.g., academic) and in the perception of personal development and growth.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectIntegrative modeleng
dc.subjectSelf-determination theoryeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectSocial cognitive career theoryeng
dc.subjectPsychological well-beingeng
dc.subjectModèle integrativefra
dc.subjectThéorie de l’auto-determinationfra
dc.subjectMotivationfra
dc.subjectThéorie sócio-cognitive de carrièrefra
dc.subjectBien-être psychologiquefra
dc.subjectModelo integrativopor
dc.subjectTeoria da autodeterminaçãopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectTeoria sóciocognitiva de carreirapor
dc.subjectBem-estar psicológicopor
dc.titleOs mecanismos sóciocognitivos e o bem-estar psicológico: proposta de um modelo integrativopor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 45-2-
uc.publication.firstPage133-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage147-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume45por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_45-2_6-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/5554/275556/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/5554/275556/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12330646-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
06_os_mecanismos_s_ciocognitivos_....pdf277.68 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.